Questões de Texto (Comunicação Social)

Limpar Busca

Os pesquisadores constatam que o discurso da publicidade e da propaganda nasce da conjugação de vários fatores. Destacam-se entre esses fatores o uso de efeitos retóricos como figuras de linguagem e técnicas ar-gumentativas. Na frase “Cada biscoito é uma aventura diferente em sua boca”, o redator usou a seguinte figura de linguagem.

  • A metonímia.
  • B catacrese.
  • C metáfora.
  • D sinestesia.
  • E Eufemismo.

A habilidade de falar em público de maneira clara e eficaz é chamado de oratória e sua função principal é transmitir uma mensagem direta, persuasiva e memorável para um público específico. O conjunto de técnicas, regras e práticas que ajudam um indivíduo a falar e se expressar bem em público traz benefícios como:

I. Cativar a audiência
II. Excitar conflitos
III. Atarracar o público.
IV. Incentivar a imaginação do ouvinte.
V. Influenciar uma decisão.

Assinale a alternativa que contempla as sentenças corretas:

  • A I, II e IV.
  • B I, IV e V.
  • C II, III, V.
  • D Todas as sentenças estão corretas.

De acordo com Thompson (1998), o self pode ser explicado como um projeto simbólico que é construído pelo indivíduo a partir de materiais disponíveis com os quais ele cria narrativas “coerentes da própria identidade”.


THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.


Com base nesse pensamento, podemos afirmar que

  • A as nossas narrativas são incoerentes com nosso modo de vida.
  • B o indivíduo é um biógrafo não oficial de si mesmo.
  • C o indivíduo é responsável pela narrativa sem considerar a identidade.
  • D a identidade é um elemento sem importância na criação da narrativa.
  • E a biografia é uma narrativa individual, porém incoerente com os fatos.

Qualquer pessoa que tenha o costume de escrever sabe que erros e incoerências em geral não são percebidos na releitura do próprio texto, em especial logo depois de ele ter sido produzido. Ao reescrever e corrigir uma matéria, alguns cuidados e orientações são úteis, de acordo com Lage (2005), EXCETO:

  • A Para resumir: inicialmente, cortam-se palavras pela ordem – adjetivos, advérbios, qualificações intercaladas, detalhes descritivos. Depois, cortam-se informações de interesse secundário.
  • B Para ampliar: uma informação breve (por exemplo, de uma inovação tecnológica) pode gerar uma matéria extensa se combinada com informações de arquivo, obtidas em um banco de dados ou pesquisadas em uma enciclopédia.
  • C Para suprimir argumentos de propaganda embutidos no texto: é comum press releases e press kits conterem material de promoção da empresa ou instituição interessada; é importante estar atento à marca e aos diretores e gerentes citados, a fim de não modificar essas informações sensíveis.
  • D Para modificar o estilo de uma matéria: uma entrevista em perguntas e respostas pode ser transformada em texto corrido; uma notícia, em feature para suplemento; um perfil, em documentação para uma notícia de premiação ou falecimento.
  • E Para corrigir um texto: erros de linguagem ou de estrutura (estes mais frequentes) podem obrigar à reescrita do texto.

Considerando o diagrama precedente, com elementos da anatomia do tipo e das letras, julgue o item a seguir. 


As quatro últimas letras do texto apresentado no diagrama encontram-se na variação formal tipográfica denominada versalete.  

  • Certo
  • Errado