Questões de Texto jornalístico (Comunicação Social)

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O professor Nilson Lage, ao apresentar as características do texto jornalístico, elenca alguns tipos de leads. Aquele que apresenta a ordenação dos elementos da proposição – quem/ o que, fez o que, quando, onde, como, porque/ para que – a partir da notação mais importante, com a exclusão do verbo é denominado lead

  • A resumo.
  • B narrativo.
  • C moderno.
  • D clássico.
  • E flash.
Os gêneros textuais/discursivos são ações sociais e discursivas que agem e dizem ao mundo. Os principais tipos de gêneros textuais estão limitados em número à narração, à descrição, à exposição e à argumentação.

Assinale a alternativa que cita a característica mais importante para usar as várias possibilidades narrativas e de gêneros na comunicação publicitária. 
  • A Na era atual, multimidiática, nota-se uma significativa mistura e influência entre os gêneros, principalmente depois do aparecimento das mídias eletrônicas e da internet
  • B Apenas o uso da narração faz com que possamos transmitir histórias e vender produtos
  • C Nenhum produto ou serviço precisa de descrição, podemos abolir este gênero
  • D A argumentação só é utilizada em mídias impressas
  • E As redes corporativas utilizam em sua comunicação apenas textos descritivos, quando em sua rede interna, e apenas textos narrativos na comunicação pessoal entre colaboradores

A parte mais importante do texto jornalístico, em que se procura responder às perguntas: “o quê? quem? quando? onde? por quê?” é denominada de

  • A lead.
  • B spot.
  • C off.
  • D front-light.

As publicações jornalísticas empresariais podem ser de vários tipos, impressos ou eletrônicos. Sobre a classificação de matérias dos house organs, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o conceito à sua respectiva descrição.

Coluna 1 1. Matéria-retrato. 2. Matéria de ilustração. 3. Matéria de entretenimento. 4. Matéria associativa.
Coluna 2 ( ) Promove atividades sociocomunitárias, como campeonatos esportivos, aniversários, casamentos. ( ) Traça um esboço das características físicas e comportamentais dos integrantes da organização. ( ) Inclui, além da matéria propriamente dita, features, ou seja, notas, crônicas, artigos de variedades. Também contempla curiosidades, piadas, quadrinhos, palavras cruzadas. ( ) Desperta interesse secundário. Reportagens sobre cidades, turismo e medicina são exemplos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 4 – 3.
  • B 4 – 3 – 1 – 2.
  • C 3 – 2 – 1 – 4.
  • D 4 – 1 – 3 – 2.
  • E 3 – 2 – 4 – 1.

A noticiabilidade pode ser entendida como um conjunto de critérios que fazem com que um fato mereça um tratamento jornalístico e possa, assim, ser transformado em notícia. São exemplos de critérios de noticiabilidade o ineditismo, o interesse humano, a proximidade e a raridade. No processo de produção da notícia, tais critérios orientam o jornalista, principalmente, ao

  • A definir as fontes que serão ouvidas na apuração dos fatos.
  • B elaborar o espelho do jornal, na elaboração do projeto gráfico.
  • C dar o enquadramento que corresponde à política editorial do veículo.
  • D selecionar os fatos que serão noticiados, definindo as pautas mais importantes.
  • E editar os textos, seguindo as técnicas da redação jornalística.