Questões de Tipologias de Museus (Museologia)

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Com o advento da cultura digital, a relação da sociedade com os museus também vem se transformando. Segundo o que se pensa sobre a difusão virtual do acervo museal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Por meio dos repositórios digitais é possível provar a propriedade de um determinado item, pois, ao publicizar a sua existência, há a possibilidade de auxiliar que ele não entre em um circuito de tráfico ilícito de objetos culturais.
( ) Por meio dos repositórios digitais, há a possibilidade de reunir as informações sobre os acervos em um único local. Essa ação permite que as coleções de uma mesma instituição, porém de naturezas distintas, sejam visualizadas em seu conjunto.
( ) Informações quanto à localização, estado de conservação e exposições podem ser gerenciadas pelos acervos digitais. Ainda não há um projeto que auxilia a visualização pública dos empréstimos de itens do acervo.
A sequência está correta em
  • A F, V, F.
  • B V, V, F.
  • C V, V, V.
  • D F, F, V.
  • E F, F, F.
Existem duas categorias que compreendem os acervos digitais: os acervos digitalizados e os não digitais. Sobre os acervos digitais, assinale a afirmativa INCORRETA.
  • A É chamado de “repositório digital de acervos” o local em que fica armazenado o item digitalizado.
  • B Uma das vantagens em se manter um acervo digital organizado é o processo de internacionalização do museu, agregando valor e relevância social à instituição.
  • C Compreende-se que os acervos digitalizados possuem uma base física e que passam por um processo de digitalização, tal como um quadro, uma escultura, uma peça de mobiliário etc.
  • D Compreende-se que os acervos nato digitais não possuem uma fonte física, ou seja, já surgem no formato digital. Como exemplos temos os e-mails, fotos e vídeos em formato digital, obras de arte digitais etc.
  • E Pelo seu caráter material, apenas os acervos digitalizados precisam de tratamento, documentação e modos de armazenamento para sua veiculação no campo digital. Os nato digitais dispensam desse tipo de identificação.
A criação da plataforma Tainacan veio de uma solução tecnológica para difundir e para a interoperabilidade de acervos digitais. Dentre as decisões que levaram a desenvolver o Tainacan, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Gratuidade: o Tainacan é um software livre, sem custo de instalação ou manutenção.
( ) Alta curva de aprendizagem: o Tainacan pode ser instalado e utilizado por um profissional da área cultural e de museu, desde que tenha formação específica em TI.
( ) Documentação ampla e em língua portuguesa: o Tainacan foi desenvolvido como software livre, a fim de ser difundido e utilizado.
A sequência está correta em 
  • A V, F, V.
  • B F, V, F.
  • C F, V, V.
  • D F, F, F.
  • E V, V, V.

O Museu-Casa consiste numa experiência museológica que tem se desenvolvido nos últimos decênios, tendo se tornado uma categoria reconhecida pelo ICOM através de um comitê específico no final dos anos 1990. Podemos melhor defini-lo através da seguinte sentença:

  • A Museu-Casa é aquela instituição criada num edifício que já foi residência de políticos eminentes, incluindo as particularidades e dependências da mesma.
  • B Museu-Casa é a experiência de musealização de uma residência, com a presença dos moradores e suas relações sociais
  • C Museu-Casa é a musealização de antigas residências oficiais ou aristocráticas, como palácios e solares.
  • D Museu-Casa é a instituição dedicada à memória dos antigos proprietários do edifício, seus objetos e ambientes, buscando preservar a forma original de todo seu conjunto.
  • E Museu-Casa consiste numa instituição estabelecida em antigas casas de operários, destacando as particularidades desta classe social.

Uma tipologia mais recente de museu surgiu com o advento da internet e o desenvolvimento da programação digital: são os Museus Virtuais. Assinale a opção que NÃO corresponde a alguma(s) de sua(s) característica(s):

  • A a exposição é existente apenas na tela do computador/telefone/tablet etc.
  • B cada visitante tem o potencial de alteração da exposição.
  • C pertencem a essa categoria as exposições virtuais dos grandes museus.
  • D não tem público, na acepção tradicional do termo – mas visitantes individuais.
  • E pode apresentar algumas das características dos demais tipos de exposição.