Questões de Tipos de Auditoria (segundo o TCU) (Auditoria Governamental)

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De modo geral, auditorias e inspeções são concebidas como formas de fiscalização com o fim de dar efetividade ao controle da administração pública, no que tange à gestão dos recursos públicos.

Quando um trabalho de auditoria tem como objetivo expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras auditadas livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro, devem-se seguir os critérios de uma auditoria de:

  • A regularidade;
  • B desempenho;
  • C avaliação da gestão;
  • D demonstrações contábeis;
  • E tomada de contas especial.

Assinale corretamente o tipo de auditoria que foca em determinar se intervenções, programas e instituições estão operando em conformidade com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade, bem como se há espaço para aperfeiçoamento.

  • A Auditoria financeira.
  • B Auditoria operacional.
  • C Auditoria de conformidade.
  • D Auditoria de funcionalidade.

O procedimento que “tem por objetivo o exame da legalidade e legitimidade dos atos de gestão em relação a padrões normativos expressos em normas técnicas ou jurídicas e regulamentos aplicáveis, bem como em relação a disposições de cláusulas de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres” (TCU, 2023), é a auditoria:

  • A Financeira.
  • B De conformidade.
  • C Operacional.
  • D De avaliação das políticas públicas.
  • E Intermitente.

As auditorias no setor público podem ser classificadas em um ou mais de três tipos principais de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), de modo que os objetivos de cada auditoria irão determinar as normas que lhe são aplicáveis. Sobre o tipo de auditoria financeira no setor público, é CORRETO afirmar que:

  • A Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado, obtendo-se achados de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes.
  • B Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado, obtendo-se indícios de auditoria apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido à fraude e corrupção.
  • C Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório gerencial e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado, obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de fraude e corrupção.
  • D Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado, obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes, devido à fraude ou erro.
  • E Auditoria financeira foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado, obtendo-se indícios de auditoria apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de fraude ou erro.

Os elementos da auditoria do setor público (auditor, parte responsável, usuários previstos, objeto e critérios) podem assumir distintas características quando concebidos no contexto da auditoria operacional.
Nesse tipo de auditoria, a NBASP 300 (ISSAI 300) Princípios Fundamentais de Auditoria Operacional orienta aos auditores que:

  • A a seleção de objetos e a identificação de critérios estão sujeitas a um menor nível de discricionariedade;
  • B eles precisam estar atentos para não assumir as responsabilidades das partes responsáveis;
  • C o objeto da auditoria operacional deve estar limitado a programas ou entidade, para assegurar objetividade;
  • D o papel de parte responsável não pode ser compartilhado por outros indivíduos;
  • E uma parte responsável não pode ser também usuário previsto, de modo a afetar a imparcialidade do trabalho.