Questões de Tipos de Documentos (Redação Oficial)

Limpar Busca

Analise as assertivas abaixo:

I. Via de regra, as comunicações administrativas devem ser formais; mas podem adotar um tom informal quando realizadas por meios eletrônicos (e-mail, por exemplo), exigindo-se a formalidade apenas em documentos impressos.

II. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma.

III. O uso de pronomes de tratamento em comunicações oficiais tradicionalmente adota a segunda pessoa do plural.

IV. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.


Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas.

Reconhecendo-se que a utilização do e-mail é uma prática comum na Administração Pública de valor e oficialidade reconhecidos, de acordo com o manual de elaboração de correspondências e protocolos oficial, assinale a afirmativa correta.

  • A Não há variação quanto ao preenchimento de e-mail oficial em relação aos demais expedientes também oficiais.
  • B Torna-se necessário colocar o local e a data da mensagem para que o e-mail tenha características de documento oficial.
  • C Para que o e-mail tenha valor documental, faz-se necessário o uso de certificação digital que ateste a identidade do remetente.
  • D Apenas as saudações iniciais devem ser utilizadas, já que o fecho seria uma repetição da identificação do remetente que foi indicado no campo apropriado.
  • E Todo e-mail em que o assunto tratado possui um aspecto formal e implica em ações de considerável relevância para os interlocutores envolvidos é considerado uma correspondência oficial.

A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A O campo “assunto” deve refletir claramente o conteúdo completo da mensagem para que não pareça, ao receptor, que se trata de mensagem não solicitada ou de lixo eletrônico.
  • B O campo “assunto” deve ser preenchido de forma a ocultar o conteúdo da mensagem, forçando o receptor a abrir a mensagem recebida para saber do que se trata.
  • C Os textos das mensagens eletrônicas devem ser redigidos com abreviações como “vc”, “pq”, usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum”, “eh”, “aki”, conferindo modernidade e inovação às mensagens oficiais.
  • D Antes de escrever uma mensagem no corpo do correio eletrônico, é preciso avaliar se seria possível colocá-la como anexo, pois os anexos são sempre indispensáveis.
  • E O texto dos correios eletrônicos deve ser iniciado de forma direta no assunto da mensagem, dispensando-se a saudação.

Julgue o item a seguir.


A redação de documentos oficiais demanda habilidades técnicas de escrita e a capacidade de estruturar as informações de forma lógica e coerente, garantindo a compreensão e a credibilidade dos textos produzidos. Além disso, o servidor deve estar ciente da importância da comunicação escrita para a transmissão de informações oficiais, decisões administrativas e orientações internas, contribuindo para a eficiência e a eficácia na gestão dos processos e procedimentos administrativos.

  • Certo
  • Errado

Um cidadão trabalha no setor de IPTU de uma prefeitura e desempenhando suas funções começou a sentir dor de cabeça e cansaço. No segundo dia desta situação decidiu ir ao médico e, após a realização de um teste, verificou que tinha contraído dengue. O médico indica a necessidade de realizar repouso absoluto por 7 dias.

Qual é o documento que o funcionário deverá providenciar para apresentar no setor de recursos humanos do órgão público?

  • A Relatório
  • B Memorando
  • C Ofício
  • D Atestado
  • E Edital