Questões de Tipos de Iluminação (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

Saber dosar a criatividade com a funcionalidade na linguagem audiovisual, em produções de conteúdo televisivo, cinematográfico, para mídias sociais e/ou multimídia, é uma matriz importante para se comunicar bem com o público em geral. Em todas essas áreas, é possível encontrar a busca por padrões da indústria cinematográfica. A opção que melhor sistematiza essa ideia chave é

  • A A busca por uma iluminação criativa, enquadramentos e movimentação de câmera com passagens suaves, correção de cor atraente e dinâmicas de corte em sincronia com trilhas sonoras.
  • B Em geral, a falta de preocupação com a iluminação e o uso de enquadramentos e regras de composição sem levar em consideração movimentação de câmera.
  • C Há uma busca apenas para o uso de enquadramentos e regras de composição com base na fotografia estática e despreocupação com a qualidade estética dos movimentos.
  • D O uso exagerado de iluminação natural, múltiplas câmeras e edição com grandes takes.

Trata-se do equipamento cujo foco é bem definido proporcionando luz dura, utilizado, geralmente, para projeção e recortes de imagens no fundo de estúdios e para efeitos no teatro. Alguns teatros também os utilizam para gerais de frente. As projeções são feitas através de gobos de aço, duralumínio ou gobos de vidro dicroico refratário com imagens e efeitos. Para abertura focal o equipamento possui uma íris mecânica, para os recortes jogos de facas e para projeções os porta-gobos que podem ser unitários e estáticos, ou duplos e rotativos, que servem para criação de efeitos dinâmicos. Existem também máquinas de efeitos para acoplagem na parte frontal do canhão, que permite a troca de cor, troca de gobo e outros tipos de filtros. São encontrados nos mais diversos tipos de abertura focal e regulagem e nas mais diversas potências.
(Equipa Show. Disponível em: https://equipashow.com.br/. Acesso em: 22/11/2023.)


A descrição anterior refere-se ao equipamento de iluminação conhecido como: 

  • A Fresnel.
  • B Elipsoidal (Lyco).
  • C Canhão seguidor. 
  • D Plano Convexo (PC)

A iluminação cênica tem a função de criar metáforas; ora revelando, ora dissimulando signos e recriando novos significados e significantes a linguagem da encenação teatral. Tal manipulação de imagens é possível por meio dos diversos equipamento cênicos, técnicas e de um iluminador que compreenda a linguagem visual do processo e os termos utilizados na criação da iluminação cênica.
(SIMÕES, 2015.) 


De acordo com o léxico técnico de iluminação cênica, o termo “contraluz” concerne no posicionamento de luzes na condição de:

  • A Iluminação na mesma linha do objeto ou ator/atriz a ser iluminado.
  • B Refletor disposto a 90 graus do objeto ou ator/atriz a ser iluminado. 
  • C Iluminação normalmente utilizada entre 30 e 60 graus, vinda na linha de frente do palco. 
  • D Iluminação posicionada por detrás o objeto ou ator/atriz a ser iluminado; pode ser de 0 a 80 graus.

Sobre qualidade de luz, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos às suas definições.


Coluna 1
1. Luz direcional.
2. Luz difusa.
3. Contraluz.
Coluna 2
( ) Qualquer fonte de luz que crie sombras pouco definidas ou imagens sem sombra.
( ) Qualquer fonte de luz especular que crie sombras definidas, como o sol ou um holofote. Também pode ser chamada de fonte de luz dura.
( ) A luz jogada por trás de um objeto filmado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 2 – 3.
  • B 2 – 1 – 3.
  • C 3 – 2 – 1.
  • D 3 – 1 – 2.
  • E 1 – 3 – 2.

A temperatura de cor é um conceito que se refere à tonalidade da luz emitida por uma fonte de iluminação ou capturada por uma câmera fotográfica. Essa tonalidade é medida em graus Kelvin (K) e descreve se a luz emitida parece mais "quente" (tons alaranjados ou avermelhados) ou mais "fria" (tons azulados) aos nossos olhos. Considere a seguinte situação: você acabou de sair de uma gravação externa, com luz natural do Sol (cerca de 5500K) com sua câmera perfeitamente configurada para esta situação, e agora vai continuar a gravação em estúdio, sob lâmpadas de tungstênio (3200K). Ao olhar para o visor da câmera, é esperado que a imagem esteja:

  • A Mais nítida e com maior contraste em relação à imagem da externa.
  • B Em tons de cinza.
  • C Equilibrada e com cores naturais, idênticas à imagem da externa.
  • D Com tons alaranjados, mais quente do que a imagem da externa.
  • E Com tons azulados, mais fria do que a imagem da externa.