Questões de Tipos de Planos de Ensino (Pedagogia)

Limpar Busca

O instrumento do processo de planejamento participativo que tem a capacidade de levantar, no empírico, a temática a ser trabalhada como ação prático-reflexiva é

  • A a gestão, que oportuniza a vivência da democracia escolar e produz conhecimentos individuais.
  • B a avaliação, que incorpora as representações dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
  • C o diagnóstico, que percorre o objeto do planejamento guiado pelo foco de reflexão, levantando informações, análises e sínteses que fundamentam o plano.
  • D o projeto pedagógico, que determina as atividades docentes e discentes, com fundamento em corpo teórico consensualmente definido.

Sobre o planejamento da prática docente na perspectiva de uma escola crítica, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) O planejamento deve ser rigidamente estruturado, sem espaço para adaptações ou intervenções dos alunos.
( ) A prática docente deve incluir a reflexão crítica sobre os conteúdos e a realidade social dos alunos.
( ) O foco deve ser exclusivamente na transmissão de conteúdos, sem considerar as experiências prévias dos alunos.
( ) A avaliação deve ser utilizada como ferramenta para promover a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem.
( ) O planejamento deve desconsiderar a diversidade cultural e social da turma, mantendo uma abordagem homogênea.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

  • A V, F, V, F, V.
  • B F, V, V, V, F.
  • C F, V, V, F, V.
  • D F, V, F, V, F.
  • E F, F, V, V, F.

Julgue o próximo item, acerca do projeto político-pedagógico e dos planos de ensino e de aula. 


A elaboração de planos de ensino deve ser orientada pelo currículo oficial, considerando, de maneira secundária, as especificidades da realidade local e as características individuais dos alunos, uma vez que o currículo é o único referencial legítimo para a organização das práticas pedagógicas.

  • Certo
  • Errado

De acordo com Haydt (2006), são características de um bom plano de ensino:



1. Clareza.


2. Subjetividade.


3. Impropriedade.


4. Unidade.


5. Funcionalidade.



O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 08.
  • B 09.
  • C 10.
  • D 13.
  • E 15.

Relativamente aos níveis de planejamento e suas descrições, acompanhando a tipologia proposta por José Carlos LIBÂNEO (Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 255-271), correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 



COLUNA 1

1. Plano de escola.

2. Plano de ensino.

3. Plano de aula.



COLUNA 2

( ) É a previsão do desenvolvimento do conteúdo para um dia ou um conjunto de dias letivos e apresenta caráter específico.

( ) É o guia de orientação institucional para o planejamento do processo de ensino.

( ) É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre letivo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1-2-3.
  • B 2-1-3.
  • C 3-1-2.
  • D 1-3-2.
  • E 2-3-1.