Questões de Tipos de Planos de Ensino (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Haydt (2006), são características de um bom plano de ensino:



1. Clareza.


2. Subjetividade.


3. Impropriedade.


4. Unidade.


5. Funcionalidade.



O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

  • A 08.
  • B 09.
  • C 10.
  • D 13.
  • E 15.

Relativamente aos níveis de planejamento e suas descrições, acompanhando a tipologia proposta por José Carlos LIBÂNEO (Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 255-271), correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 



COLUNA 1

1. Plano de escola.

2. Plano de ensino.

3. Plano de aula.



COLUNA 2

( ) É a previsão do desenvolvimento do conteúdo para um dia ou um conjunto de dias letivos e apresenta caráter específico.

( ) É o guia de orientação institucional para o planejamento do processo de ensino.

( ) É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre letivo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1-2-3.
  • B 2-1-3.
  • C 3-1-2.
  • D 1-3-2.
  • E 2-3-1.

Relativamente aos níveis de planejamento e suas descrições, acompanhando a tipologia proposta por José Carlos LIBÂNEO (Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 255-271), correlacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

COLUNA 1
1. Plano de escola.
2. Plano de ensino.
3. Plano de aula.


COLUNA 2
( ) É a previsão do desenvolvimento do conteúdo para um dia ou um conjunto de dias letivos e apresenta caráter específico.
( ) É o guia de orientação institucional para o planejamento do processo de ensino.
( ) É a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre letivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1-2-3.
  • B 2-1-3.
  • C 3-1-2.
  • D 1-3-2.
  • E 2-3-1.

Qual das seguintes opções melhor descreve a relação entre o planejamento pedagógico e o ambiente de aprendizagem?

  • A São independentes um do outro e não têm impacto um sobre o outro.
  • B O planejamento pedagógico é influenciado pelo ambiente de aprendizagem, mas o ambiente de aprendizagem não é afetado pelo planejamento pedagógico.
  • C O ambiente de aprendizagem é influenciado pelo planejamento pedagógico, mas o planejamento pedagógico não é afetado pelo ambiente de aprendizagem.
  • D Se influenciam mutuamente, contribuindo para a eficácia geral do processo de ensinoaprendizagem.
  • E Nenhuma das alternativas acima está correta.

No campo educacional existem diferentes tipos de planejamento, em função dos diferentes contextos e objetivos, os quais são efetivados em níveis e âmbitos distintos.
Assinale a afirmativa que indica corretamente um processo de planejamento e seu respectivo âmbito de aplicação.

  • A No âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino, o planejamento concretiza-se pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico, capaz de unir teoria e prática, alavancando a tomada de decisões acerca das finalidades da educação básica.
  • B No âmbito da Unidade Escolar, o planejamento da escola se concretiza na organização do trabalho didático, o que implica definir objetivos, prever unidades sequenciais, selecionar metodologias e estabelecer procedimentos de avaliação.
  • C No âmbito do Ensino, o planejamento visa assegurar o acompanhamento e o controle administrativo do desempenho docente em relação à política educacional implementada.
  • D No âmbito da Unidade Escolar, o planejamento destaca os objetivos de aprendizagem, articulando-os com o conteúdo programático e com estratégias de integração do estudo com a comunidade e a realidade do educando.
  • E No âmbito dos Sistemas e Redes de Ensino, o planejamento implica a tomada de decisões e a implementação de ações para materializar uma política educacional que, em sociedades democráticas, é construída coletivamente.