Considere a reação de combustão completa do propano (C3H8), gerando dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Qual é a soma dos coeficientes estequiométricos mínimos para balancear essa equação?
- A 9.
- B 10.
- C 12.
- D 13.
- E 16.
Considere a reação de combustão completa do propano (C3H8), gerando dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Qual é a soma dos coeficientes estequiométricos mínimos para balancear essa equação?
A amônia (NH3 ) pode ser utilizada na preparação de fertilizantes e explosivos e, por isso, possui considerável importância econômica. A síntese da amônia pelo processo Haber-Bosch pode ser representada pela equação química não-balanceada a seguir:
N2(g) + H2(g) → NH3(g)
Assinale a alternativa que contém a massa de amônia produzida a partir da reação entre 150 g de N2(g) e 30 g de H2(g), em condições de temperatura e pressão nas quais o rendimento da reação química é igual a 80%. Utilize as massas molares (g mol-1) dos elementos H = 1 e N = 14.
Ao estudar o fenômeno da combustão, Lavoisier demonstrou que, para qualquer material pegar fogo, é necessária a presença do ar, ou melhor, de um componente específico do ar. Através de experimentos, Lavoisier determinou que este componente não se dissolvia em água, não turvava a água de cal, não reagia com álcalis e reagia com metais.
O componente em questão é o gás
Responsável por neutralizar gases poluentes gerados pela combustão no motor dos veículos, o catalisador é um importante componente que integra o conjunto mecânico de um automóvel. O “catalisador de três vias”, usado em motores de ignição por centelha (motores a gasolina, a etanol e a gás natural) é responsável por realizar três reações - daí seu nome. Essas reações são: conversão de moléculas de CO em CO2; conversão de moléculas de hidrocarbonetos (combustível parcialmente queimado) em CO2 e H2O; conversão de NO e NO2 em N2 e O2.
(https://www.uol.com.br/carros/faq/catalisador-o-que-e-e-para-queserve.htm. Adaptado.)
De acordo com o texto acima, é correto afirmar que os catalisadores de três vias reduzem a liberação, para a atmosfera,
Durante uma aula prática, os alunos colocaram um copo contendo 20mL de refrigerante tipo cola sobre uma balança e anotaram sua massa. Em seguida, adicionaram ao copo uma colher de chá de açúcar e observaram a ocorrência de uma intensa efervescência (formação de bolhas).
O experimento serviu para demonstrar a ocorrência de um fenômeno