Questões de Transporte de Cargas (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Assinale a alternativa que indica corretamente o equipamento mais adequado para o transporte de grandes volumes de materiais como terra e pedras, dentro de uma obra de construção de estrada.

  • A Minicarregadeira
  • B Caminhão betoneira
  • C Caminhão basculante
  • D Motoniveladora
  • E Compactador de percussão

Acerca da concepção da marcha de trens, julgue o próximo item.
Na elaboração do gráfico da marcha dos trens para simular os movimentos dos veículos na via, o cruzamento dos trens, para via singela, pode ocorrer em qualquer ponto do percurso, enquanto, em via dupla, deve ser realizado em pontos de cruzamentos especiais (agulhas, desvios, estações, pátios de cruzamento).

  • Certo
  • Errado

No contexto da logística e transporte, o conceito de last mile refere-se

  • A ao último estágio do transporte marítimo, antes da chegada da carga ao porto de destino.
  • B à etapa final de um processo logístico, envolvendo a entrega de mercadorias ao consumidor final.
  • C ao segmento final de um percurso ferroviário, próximo ao destino da carga.
  • D à fase final de um transporte aéreo, envolvendo a aterrissagem e desembarque das mercadorias.
  • E à parte final de uma rota rodoviária, próxima ao centro de distribuição de uma cidade.

Em relação ao conceito de intermodalidade e multimodalidade, no transporte de cargas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A diferença entre intermodalidade e multimodalidade, no transporte de cargas, é administrativa e legal, pois enquanto o transporte intermodal é um transporte segmentado, que se utiliza de diversos modos para o transporte de mercadoria, sem uma integração documental e legal, o transporte multimodal considera todos os modos envolvidos sob o aspecto de cadeia de transporte, em que o gerenciamento da origem ao destino é feito apenas por um único transportador, o Operador de Transporte Multimodal (OTM). ( ) A diferença entre intermodalidade e multimodalidade, no transporte de cargas, é funcional, pois o transporte intermodal considera a carga não unitizada, o que diminui a agilização na conexão entre modos, enquanto o transporte multimodal considera a carga unitizada, com a consequente agilização na conexão entre modos. ( ) O transporte multimodal pode ser entendido como o transporte realizado por dois ou mais meios de transporte distintos, podendo ser atribuída ao operador do transporte multimodal a responsabilidade pela unitização e desunitização da carga, e, também, pela consolidação e desconsolidação da carga. ( ) O transporte multimodal pode ser entendido como o transporte realizado por dois ou mais meios de transporte distintos, podendo ser atribuída ao operador do transporte multimodal a responsabilidade pela unitização e desunitização da carga, mas não pela consolidação e desconsolidação
As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – V – V – V.
  • B F – F – F – F.
  • C V – V – F – F.
  • D V – F – V – F.
  • E F – F – V – V.

Considere o gráfico a seguir, obtido no ensaio de resistência à tração por compressão diametral (DNIT 136/2018 – ME): 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sabendo que:
σR = 2F / π . D . H
e que a altura média desse corpo de prova é igual a H = 60mm e seu diâmetro médio é igual a D = 100mm, assinale a alternativa que mais se aproxima, respectivamente, dos valores da carga de ruptura e resistência à tração:

  • A 500N e 1,5MPa.
  • B 700e 100MPa.
  • C 14.000N e 1,5MPa.
  • D 14.000N e 15MPa.
  • E 14.000N e 150MPa.