Questões de Transtornos Mentais Orgânicos (Psiquiatria)

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O transtorno do espectro autista (TEA) é um grupo de síndromes neuroevolutivas, poligênicas, caracterizados por problemas na comunicação social e por comportamentos restritos e repetitivos. Com relação ao TEA, assinale a alternativa CORRETA.

  • A O ambiente doméstico não interfere no prognóstico e resposta do paciente autista às intervenções comportamentais.
  • B O atraso na interação social é um dos últimos sintomas a se evidenciar no TEA.
  • C A comunicação social não verbal está prejudicada no TEA, diferentemente dos pacientes com deficiência auditiva.
  • D As intervenções psicofarmacológicas conseguem suprimir as características básicas do TEA.
  • E A seletividade alimentar é um sintoma patognomônico do TEA.

O estágio de desenvolvimento deve ser considerado ao avaliar as apresentações clínicas individuais do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, pois os sintomas variam de acordo com a idade.
Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Agir fora de hora, interrompendo outras crianças e deixando escapar respostas não é um sinal de impulsividade na idade escolar
  • B Os adolescentes devem ser questionados sobre os sintomas que tiveram durante a infância. No entanto, muitas vezes negam sintomas no passado, interpretando-os como comportamentos normais ou minimizando seu impacto.
  • C Na idade escolar, é incomum se observarem mudanças prematuras de atividades dentro de um componente da desatenção.
  • D Dentre os sintomas de desatenção na adolescência, não podemos citar “um planejamento fraco com relação 
  • E As condições comórbidas mais comuns em crianças são: transtorno de oposição desafiante, transtorno de conduta, deficiência ao futuro”. intelectual, transtornos de aprendizagem, transtornos depressivos e ansiosos, tiques e transtornos do espectro do autismo. As comorbidades com Transtornos da linguagem, do sono, enurese e transtornos do desenvolvimento da coordenação motora não são comuns nessa faixa etária.

Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e as alterações no DSM5 com relação a esse transtorno, é INCORRETO afirmar que

  • A no Nível 1 de suporte, estão presentes dificuldades para iniciar interações sociais e respostas atípicas ou mal-sucedidas às iniciativas dos outros, entretanto a inflexibilidade causa interferência significativa com o funcionamento em um ou mais contextos
  • B no Nível 2, são descritos déficits acentuados na comunicação social verbal e não-verbal; deficiências sociais aparentes mesmo com devido apoio; iniciação limitada de interações sociais. Inflexibilidade de comportamento, dificuldade em lidar com mudanças ou outros comportamentos restritos ou repetitivos aparecem com frequência e interferem no funcionamento
  • C o Nível 3 de suporte requer apoio muito substancial.
  • D achados de estudos demostram que, para muitas crianças, os 18 meses de idade coincidem com um pico no início de novos sintomas que facilitariam o reconhecimento precoce
  • E o DSM 5 também trouxe a recomendação de considerar ‘especificadores’ (descritores) voltados para subgrupos homogêneos de indivíduos que compartilham certas características (uma condição médica, genética ou ambiental conhecida; deficiência intelectual e/ou de linguagem; outro transtorno de neurodesenvolvimento, transtorno mental ou comportamental ou catatonia).

O transtorno do desenvolvimento intelectual (TDI), antes conhecido por retardo mental, pode ser causado por uma ampla variedade de fatores ambientais e genéticos que resultam na combinação de deficiências cognitivas e sociais.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre esse transtorno.

  • A Seu início ocorre no período do neurodesenvolvimento e inclui déficits funcionais, tanto intelectuais quanto adaptativos, nos domínios conceitual, social e prático.
  • B As etiologias do TDI podem ser divididas em pré-natais e perinatais, devendo-se na avaliação identificar a presença de condições pós-natais, como traumatismo cranioencefálico grave ou lesões hipóxico-isquêmicas, pois tais condições já invalidariam a possibilidade de um TDI.
  • C O julgamento clínico é importante na interpretação dos resultados dos testes de QI (quociente de inteligência) e usá-los como único critério para o diagnóstico do transtorno é insuficiente, pois eles são aproximações do funcionamento conceitual e não são suficientes para avaliar o raciocínio em situações da vida real e o domínio de tarefas práticas.
  • D Os déficits no funcionamento adaptativo resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação à independência pessoal e à responsabilidade social.
  • E Em alguns casos, a piora progressiva do funcionamento intelectual em um paciente com TDI pode representar a sobreposição de um transtorno neurocognitivo que se desenvolve na idade adulta, como, por exemplo, num portador de síndrome de Down que evolui com doença de Alzheimer.

De acordo com o DSM-5 - Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, sobre aspectos relacionados ao diagnóstico, ao desenvolvimento e ao curso do Transtorno do Espectro Autista (TEA), é INCORRETO o que se afirma em:

  • A A evolução degenerativa típica do TEA impõe piora dos déficits ao longo do curso biográfico, devendo-se estabelecer, na idade adulta, diagnóstico diferencial com as síndromes demenciais.
  • B A perda de habilidades, quando presente, tende a ocorrer entre os 12 e 24 meses de idade.
  • C Apenas uma minoria de indivíduos com TEA vive e trabalha de forma independente na fase adulta.
  • D Mesmo indivíduos com níveis de prejuízos menores podem continuar socialmente ingênuos e vulneráveis, com dificuldades para organizar as demandas práticas sem ajuda, mais propensos à ansiedade e à depressão.
  • E Quanto à avaliação diagnóstica inicial em adultos, o relato (de pais ou outro familiar) de que a pessoa teve amizades recíprocas normais e permanentes e boas habilidades não verbais durante a infância descartaria um diagnóstico de TEA.