Questões de Treinamento Desportivo (Educação Física)

Limpar Busca

Preencha corretamente as lacunas a seguir.

Durante uma partida de handebol, o técnico observa que sua equipe está enfrentando dificuldades para superar a defesa adversária, que utiliza uma formação muito compacta e agressiva. Ele decide implementar uma estratégia que envolve o uso intensivo de ______(1) para desestabilizar e penetrar na defesa adversária, enquanto enfatiza a importância de uma defesa ______(2) para impedir contra-ataques rápidos.

  • A (1) passes rápidos / (2) mista.
  • B (1) dribles contínuos / (2) individual.
  • C (1) jogadas em profundidade / (2) por pressão.
  • D (1) movimentos sem bola / (2) zonal.

Em uma escola, um professor de Educação Física planeja desenvolver uma unidade sobre técnicas de futebol focando no aprimoramento do passe e controle de bola. Ele observa que seus alunos, de 14 a 16 anos, têm habilidades variadas, desde iniciantes até jogadores mais experientes. Para promover a aprendizagem efetiva e melhorar a precisão e a tomada de decisão durante o jogo, qual das seguintes metodologias o professor deveria adotar?

  • A Implementar exercícios de passe em pares com distâncias crescentes, permitindo aos alunos ajustar sua força e precisão à medida que progridem.
  • B Dividir a turma em grupos baseados em habilidade e realizar sessões separadas, com cada grupo trabalhando em exercícios específicos para seu nível de competência.
  • C Concentrar-se em treinamentos individuais com a bola, incentivando cada aluno a desenvolver suas habilidades de drible e controle de bola sem interação direta com outros jogadores.
  • D Organizar jogos reduzidos (small-sided games) que forcem os alunos a fazer passes rápidos sob pressão, melhorando tanto a precisão quanto a tomada de decisão em situações de jogo.

Durante uma aula de Basquetebol, um professor percebe que alguns alunos têm dificuldade em entender e executar corretamente o movimento de arremesso. Após observar o desempenho dos alunos, ele nota que muitos deles têm dificuldade em coordenar o movimento dos membros superiores e inferiores durante o arremesso, resultando em baixa precisão e potência no lançamento. Diante dessa situação, qual das abordagens abaixo seria mais eficaz para ajudar os alunos a melhorar seu desempenho no arremesso?

  • A Focar exclusivamente na técnica de lançamento das mãos, ignorando a coordenação com os membros inferiores, pois a precisão do arremesso depende principalmente do movimento dos braços.
  • B Realizar exercícios específicos para desenvolver a coordenação entre membros superiores e inferiores, enfatizando a sincronização do movimento durante o arremesso.
  • C Aumentar a distância do arco de arremesso e incentivar os alunos a praticarem mais lançamentos de longa distância, visando aumentar a força e potência do arremesso.
  • D Implementar sessões de treinamento de força exclusivamente para os membros superiores, com foco no fortalecimento dos músculos envolvidos no movimento de arremesso.

Com base na Lei nº 9.615/1998 — Normas Gerais sobre Desporto, o desporto, como direito individual, tem como base determinados princípios:

  • A A centralização, consubstanciada na organização e no funcionamento harmônicos de sistemas desportivos diferenciados e autônomos, para apenas os níveis federal e estadual.
  • B O direito social, caracterizado pelo dever das empresas privadas em fomentar as práticas desportivas formais e não formais.
  • C A democratização, garantida em condições de acesso às atividades desportivas sem quaisquer distinções ou formas de discriminação.
  • D A soberania, caracterizada pela supremacia estrangeira na organização da prática desportiva.

Durante uma aula de Atletismo, um professor observa que alguns alunos têm dificuldade em entender e aplicar corretamente as técnicas de salto em distância. Após analisar o desempenho dos alunos, ele percebe que um dos principais problemas é a falta de velocidade na corrida de aproximação. Diante dessa situação, qual das abordagens abaixo seria mais eficaz para ajudar os alunos a melhorar seu desempenho no salto em distância?

  • A Focar exclusivamente na técnica de impulsão, ignorando a corrida de aproximação, já que a fase de decolagem é a mais importante para obter um bom resultado no salto em distância.
  • B Implementar exercícios de fortalecimento muscular para os membros inferiores, visando aumentar a força de impulsão dos alunos durante o salto em distância.
  • C Aumentar o número de tentativas de salto em distância durante as aulas, para que os alunos tenham mais oportunidades de praticar e melhorar sua técnica.
  • D Realizar exercícios específicos para desenvolver a velocidade e a técnica de corrida de aproximação, priorizando a melhoria desse aspecto fundamental para o salto em distância.