Considere uma empresa, que atua no ramo de serviços de informática, cuja missão é oferecer soluções inovadoras e de qualidade para seus clientes; para isso, investe na educação continuada de seus colaboradores. A educação continuada é um processo de aprendizagem contínua que acontece depois da conclusão formal da educação básica ou superior, e que visa atualizar as habilidades e os conhecimentos profissionais para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho e nas demandas da sociedade. A empresa adota um novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada, que se baseia em três princípios: a continuidade do processo educativo; a sua diversidade; e, a sua globalidade. Isso significa que a educação continuada deve ser permanente; abranger diferentes áreas do conhecimento; e, considerar o indivíduo como um todo. Além disso, a educação continuada deve ser diferenciada da instrução, do treinamento e da formação inicial, que são estratégias de indução de aprendizagem mais limitadas e específicas. Implementar o novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada na empresa é uma ação que exige:
- A Realização de avaliações periódicas de desempenho dos colaboradores e definir metas individuais de aprendizagem.
- B Disponibilização de cursos presenciais ou a distância sobre temas relacionados à informática, como programação, redes, segurança etc.
- C Estimulação dos colaboradores a participarem de eventos científicos, culturais e sociais, como congressos, exposições, palestras, dentre outros.
- D Criação um sistema de recompensas financeiras ou não financeiras para os colaboradores que concluírem os cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pela empresa.