Questões de Treinamento e Desenvolvimento (Psicologia)

Limpar Busca
Considere uma empresa, que atua no ramo de serviços de informática, cuja missão é oferecer soluções inovadoras e de qualidade para seus clientes; para isso, investe na educação continuada de seus colaboradores. A educação continuada é um processo de aprendizagem contínua que acontece depois da conclusão formal da educação básica ou superior, e que visa atualizar as habilidades e os conhecimentos profissionais para acompanhar as mudanças no mercado de trabalho e nas demandas da sociedade. A empresa adota um novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada, que se baseia em três princípios: a continuidade do processo educativo; a sua diversidade; e, a sua globalidade. Isso significa que a educação continuada deve ser permanente; abranger diferentes áreas do conhecimento; e, considerar o indivíduo como um todo. Além disso, a educação continuada deve ser diferenciada da instrução, do treinamento e da formação inicial, que são estratégias de indução de aprendizagem mais limitadas e específicas. Implementar o novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada na empresa é uma ação que exige:
  • A Realização de avaliações periódicas de desempenho dos colaboradores e definir metas individuais de aprendizagem.
  • B Disponibilização de cursos presenciais ou a distância sobre temas relacionados à informática, como programação, redes, segurança etc.
  • C Estimulação dos colaboradores a participarem de eventos científicos, culturais e sociais, como congressos, exposições, palestras, dentre outros.
  • D Criação um sistema de recompensas financeiras ou não financeiras para os colaboradores que concluírem os cursos de capacitação e aperfeiçoamento oferecidos pela empresa.
Certo consultor foi contratado por uma empresa que deseja implantar um projeto de desenvolvimento de pessoas, que visa a capacitar os colaboradores em novas tecnologias e metodologias de trabalho, tendo em vista aumentar a competitividade e a inovação da empresa. Para elaborar tal projeto, deve-se seguir as fases de procedimentos; diagnóstico; planejamento; execução; acompanhamento; e, avaliação do desenvolvimento de pessoas. Com base no caso hipotético, representa uma atividade que deve ser realizada na fase de planejamento: 
  • A Definir o público-alvo do projeto e os requisitos de participação dos colaboradores.
  • B Aplicar questionários, entrevistas ou testes para avaliar o nível de conhecimento e habilidade dos colaboradores.
  • C Selecionar tecnologias, metodologias, facilitadores e materiais mais adequados para o conteúdo e o formato do projeto.
  • D Estabelecer parcerias com instituições externas que possam oferecer apoio técnico, financeiro e demais recursos ao projeto.

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, assinale a afirmativa incorreta.

  • A O desenvolvimento cognitivo é um processo complexo que envolve a aquisição e o aprimoramento de habilidades mentais ao longo da vida.
  • B Desde o nascimento, as crianças passam por diferentes estágios de desenvolvimento, adquirindo novas habilidades e conhecimentos à medida que crescem e interagem com o ambiente ao seu redor.
  • C Teorias como a de Piaget e Vygotsky ajudam a entender como as crianças pensam e aprendem em cada fase do desenvolvimento. O desenvolvimento cognitivo ocorre de forma linear e uniforme em todas as crianças, mesmo sendo elas influenciadas por fatores genéticos, ambientais e culturais.
  • D O desenvolvimento cognitivo não se limita apenas à infância, continuando ao longo da vida.

A principal diferença entre treinamento e desenvolvimento profissional é que:

  • A Treinamento foca em habilidades de curto prazo, enquanto desenvolvimento visa crescimento a longo prazo.
  • B Desenvolvimento é apenas para gerentes, enquanto treinamento é para novos empregados.
  • C Treinamento é teórico, e desenvolvimento é prático.
  • D Desenvolvimento não é necessário em organizações modernas, enquanto treinamento é necessário.

Em relação ao desenvolvimento psicomotor, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Quando não há um desenvolvimento satisfatório da psicomotricidade, a criança pode manifestar algumas características (sinais de atraso de desenvolvimento) como as dificuldades com a coordenação motora fina e ampla, além de problemas para desempenhar a habilidade de interação social.
  • B Os problemas de desenvolvimento insatisfatório da psicomotricidade gerados na vida da criança podem ser minimizados, por não causarem choque algum no processo de seu desenvolvimento.
  • C No aspecto social, os problemas de psicomotricidade significam uma provável dificuldade para a criança interagir com os demais colegas de sala.
  • D As consequências presenciadas na coordenação motora ampla são os déficits no ato de se vestir, amarrar os cadarços, calçar os sapatos, problemas na noção de fileira e coluna (importante para o aprendizado e a prática na matemática).