Questões de Urbanização brasileira (Geografia)

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A política de transporte em Minas Gerais nos permite afirmar que:

  • A A infraestrutura ferroviária está presente em todas as regiões de Minas Gerais, transportando grande parte das cargas e passageiros no Estado.
  • B A infraestrutura dutoviária em Minas Gerais está presente somente nas regiões Noroeste de Minas, Norte de Minas e Jequitinhonha.
  • C A infraestrutura aeroviária controlada pela INFRAERO está presente em todos os aeroportos regionais do Estado de Minas Gerais.
  • D A infraestrutura rodoviária em Minas Gerais foi priorizada na política de transportes, o que acabou criando obstáculos para a implantação do transporte multimodal.
  • E O transporte hidrográfico de cargas e passageiros, em Minas Gerais, limita-se aos rios mais volumosos, como o São Francisco.

Leia os textos a seguir sobre a urbanização brasileira.

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à área urbana. [...] A partir de 1970, mais da metade dos brasileiros já se encontrava em áreas urbanas, cuja oferta de emprego e de serviços, como saúde, educação e transporte, eram maiores. [...] O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A  falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência de vários problemas.
Disponível em: http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira. Acesso em: 23 mar. 2024.

Analisando o texto sobre o processo de urbanização e as cidades brasileiras, é CORRETO afirmar que:

  • A no início do século XX, mais da metade da população brasileira já residia em áreas urbanas.
  • B o crescimento das cidades no Brasil, ocorreu acompanhado de um planejamento urbano.
  • C os problemas urbanos no Brasil ocorrem apenas nas regiões metropolitanas.
  • D o deslocamento de populações da área rural para áreas urbanas é denominado de êxodo rural.
  • E o rápido crescimento das cidades brasileiras trouxe consequências positivas para toda a população urbana.

A crescente complexidade dos espaços urbanos, refletida na diversidade de usos do solo e nas formas de organização social, é um fenômeno exclusivo das grandes metrópoles brasileiras.

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho a seguir.

A gestão do território implica o controle da organização espacial, incluindo, em muitos casos, o controle de sua gênese e dos processos que a mantêm ou a alteram. A diferenciação de áreas e a integração delas é o produto mais geral em termos espaciais da ação dos centros de gestão do território. (...)

CORRÊA, Roberto Lobato. Metrópoles, Corporações e Espaço: uma introdução ao caso brasileiro. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 72.

Sobre o conceito em questão, relativo às implicações geográficas advindas da gestão do território brasileiro, por parte das grandes empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Criação de áreas agropastoris especializadas em determinados produtos
( ) Implementação de infraestrutura pelo capital privado, sem a participação do Estado
( ) Formação de núcleos urbanos, company towns, controlados por empreendimentos de uma única empresa.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – V.
  • D F – V – F.
  • E V – F – F.

A crescente complexidade dos espaços urbanos é uma característica exclusiva dos processos de urbanização no Brasil, não sendo observada em outras partes do mundo.

  • Certo
  • Errado