Questões de Urbanização brasileira (Geografia)

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir.

A gestão do território implica o controle da organização espacial, incluindo, em muitos casos, o controle de sua gênese e dos processos que a mantêm ou a alteram. A diferenciação de áreas e a integração delas é o produto mais geral em termos espaciais da ação dos centros de gestão do território. (...)

CORRÊA, Roberto Lobato. Metrópoles, Corporações e Espaço: uma introdução ao caso brasileiro. CASTRO, Iná Elias de; et all. (Org..). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 72.

Sobre o conceito em questão, relativo às implicações geográficas advindas da gestão do território brasileiro, por parte das grandes empresas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Criação de áreas agropastoris especializadas em determinados produtos
( ) Implementação de infraestrutura pelo capital privado, sem a participação do Estado
( ) Formação de núcleos urbanos, company towns, controlados por empreendimentos de uma única empresa.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – V.
  • D F – V – F.
  • E V – F – F.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 1940, cerca de 31% da população brasileira passou a viver em áreas urbanas, em 2022, esse número havia aumentado para 61%. O crescimento da urbanização impõe às cidades uma série de desafios e um deles é a mobilidade urbana. Sobre este tema, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A mobilidade urbana das cidades médias e grandes no Brasil condiz com o crescimento da população nas cidades, pois os sistemas de transporte são adaptáveis à malha urbana para lidar com a demanda.
  • B A mobilidade urbana é um desafio enfrentado pelas cidades devido ao aumento do número de veículos nas ruas e à falta de infraestrutura adequada para o transporte público.
  • C A mobilidade urbana é um problema exclusivo das grandes metrópoles, não afetando as cidades de menor porte.
  • D Investimentos em infraestrutura cicloviária e incentivos ao uso de bicicletas constituem a única solução para os desafios da mobilidade urbana.
  • E A falta de integração entre os diferentes modais de transporte público não impacta a mobilidade urbana, já que cada modal atende a uma parcela específica da população.

A urbanização brasileira apresenta a primeira intensificação a partir do século XIX. Entretanto, é após a segunda metade do século XX que esse processo se intensifica no país, assim, o Brasil passa de um país predominantemente agrário para um país urbanizado. Sobre a temática “urbanização brasileira”, julgue os itens e marque a alternativa correta:

I. A urbanização brasileira após 1950 tem uma urbanização denominada aglomerada, com o aumento dos núcleos com mais de 20 mil habitantes, seguida por uma urbanização concentrada, com a aumento das cidades intermediárias, para posteriormente, tornarem-se metrópoles com o aumento das cidades milionárias.
II. Após 1980 em paralelo ao fenômeno de metropolização cresce no Brasil o fenômeno de desmetropolização, que caracteriza pela redução de crescimento das metrópoles em detrimento do crescimento de cidades menores, sobretudo as cidades médias.
III. Apesar do acelerado crescimento urbano no Brasil a partir de 1950, o crescimento urbano não ocorre igualmente entre as regiões brasileiras. Dentre elas, destaca-se a região sudeste como a mais urbanizada, com a concentração do maior número de metrópoles.
IV. A modernização no campo atua como um inibidor de crescimento urbano nas cidades brasileiras, pois os avanços tecnológicos viabilizaram a permanência da população rural nas últimas décadas, sobretudo nas áreas de desenvolvimento do agronegócio.
V. O desenvolvimento da urbanização brasileira assemelha-se à dos países desenvolvidos, uma vez que ocorreu de maneira lenta e gradativa, com cidades planejadas que apresentam poucos problemas de infraestrutura urbana.

  • A Todas as alternativas são verdadeiras.
  • B Apenas I, II e III são verdadeiras.
  • C Apenas II, IV e V são verdadeiras.
  • D Apenas I, III e V são falsas.
  • E Apenas III e IV são falsas.

Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta:

I - O Brasil vive um paradoxo! Com mais de 85% da população vivendo nas cidades, o país não possui um bom sistema de planejamento e gestão urbana estruturado nas escalas locais, metropolitanas, regionais e nacionais. Com uma sociedade altamente urbanizada, não há uma política nacional de desenvolvimento urbano que realmente possa ser colocada em prática através desse sistema multiescalar.
Assim,
II - A perspectiva é que não existe expectativas de melhoras nas condições de vida das pessoas que enfrentam dificuldades diárias por causa das profundas injustiças, desigualdades, precariedades e vulnerabilidades socioespaciais urbanas.

  • A Apenas a afirmativa I está correta.
  • B As duas afirmativas estão corretas.
  • C Apenas a afirmativa II está correta.
  • D As duas afirmativas estão incorretas.

Sobre a urbanização brasileira e sua hierarquia urbana, analise as assertivas abaixo:
I. As metrópoles são os principais centros urbanos do país. No estado de Santa Catarina, há duas: Florianópolis e Balneário Camboriú.
II. Criciúma é o município mais populoso da Região Metropolitana Carbonífera. Pelos critérios hierárquicos do IBGE, Criciúma é considerada uma Capital Regional.
III. Segundo critérios da Legislação Federal e Estadual, Santa Catarina apresenta duas Regiões Metropolitanas: a de Florianópolis e a Carbonífera.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III.
  • E Apenas II e III.