Questões de Uso dos dois-pontos (Português)

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No trecho “A segunda camada constará nos documentos: brasileiro nato.” (2º§), os dois-pontos foram empregados para:

  • A Indicar uma citação.
  • B Interromper o pensamento do autor.
  • C Estabelecer uma pausa de longa duração.
  • D Sinalizar sentimentos bastante perceptíveis.

Considerando as prescrições da norma culta escrita, assinale a alternativa que contém justificativa INADEQUADA para o emprego dos sinais de pontuação, conforme as ideias do texto.

  • A  “A rede social perfeita para as democracias.” (7º§) 
    Aspas duplas: marcam citação.
  • B “Como se fosse compactando as coisas que eu mais gosto...” (6º§)
    Reticências: sinalizam interrupção do texto transcrito.
  • C [...] estimulam a imaginação nos trazendo novas paisagens (físicas e ficcionais).” (8º§)
    Parênteses: assinalam informações acessórias.
  • D [...] resultados do exame de 2022 no quesito pensamento criativo: estamos no 49º lugar, [...] (1º§)
    Dois-pontos: introduzem informações detalhadas sobre termo citado anteriormente.

Em “Adão conhece todas as árvores frutíferas espalhadas pela cidade e, sempre que me leva a algum lugar, faz um relatório detalhado de seu esparso pomar: conta que as jacas do parque da Luz tão quase caindo em cima dos carros, que a mangueira da avenida Pacaembu tá atraindo um bando de maritacas, que houve um bafafá na zona leste porque a prefeitura ameaçou cortar um abacateiro, lá na rua Padre Adelino.” (1º§), os dois-pontos têm como objetivo:

  • A Apontar o término do discurso.
  • B Indicar o início de uma citação.
  • C Marcar a suspensão de uma ideia.
  • D Enfatizar o ponto de vista do articulador.

Avalie as afirmações a respeito do processo de construção de algumas estruturas oracionais que formam o excerto II.
I- No período: “Em 1914, quando tinha apenas 28 anos, o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo: [...]”, oração introduzida por QUANDO vem isolada por vírgulas por se tratar de uma oração adverbial temporal. II- : Em: “o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo ”, questionou, de forma radical, o que a ciência sabia [...]em vez do emprego dos dois-pontos, a segunda oração poderia ter sido introduzida pelo conector “pois”, caracterizando uma oração coordenada explicativa. III- TANTAS Em: “Ele afirmou que não faria sentido existirem tantas flores, com cores tão diferentes, se [...]”, o constituinte TANTAS FLORES tem a função de complemento – objeto direto – do verbo existir. IV- Em: “Von Frisch demonstrou, em um estudo pioneiro, que as abelhas não só enxergavam cores, como aprendiam quais delas identificavam as flores com mais néctar.”, as estruturas introduzidas por NÃO SÓ....COMO são coordenadas aditivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B II e IV.
  • C I e II.
  • D III e IV
  • E I, II e III.

Avalie as afirmações a respeito do processo de construção de algumas estruturas oracionais que formam o excerto II.
I- No período: “Em 1914, quando tinha apenas 28 anos, o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo: [...]”, oração introduzida por QUANDO vem isolada por vírgulas por se tratar de uma oração adverbial temporal. II- : Em: “o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo ”, questionou, de forma radical, o que a ciência sabia [...] em vez do emprego dos dois-pontos, a segunda oração poderia ter sido introduzida pelo conector “pois”, caracterizando uma oração coordenada explicativa. III- TANTAS Em: “Ele afirmou que não faria sentido existirem tantas flores, com cores tão diferentes, se [...]”, o constituinte TANTAS FLORES tem a função de complemento – objeto direto – do verbo existir. IV- Em: “Von Frisch demonstrou, em um estudo pioneiro, que as abelhas não só enxergavam cores, como aprendiam quais delas identificavam as flores com mais néctar.”, as estruturas introduzidas por NÃO SÓ....COMO são coordenadas aditivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B II e IV.
  • C I e II.
  • D III e IV.
  • E I, II e III.