Questões de Valor Agregado (Marketing)

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De modo geral, pode-se simplificar o processo de marketing em etapas, nas quais as empresas procuram entender seus clientes, criar valor para eles e estabelecer sólido relacionamento para, enfim, capturar valor do cliente em troca. Nessa última, é comum o reconhecimento dessa captura na forma de vendas, de lucro, ou mesmo, de customer equity de longo prazo.
Sobre esse pensamento de longo prazo, define-se customer equity como um(a)

  • A momento das vendas atuais
  • B retrato do passado das vendas
  • C medida do valor futuro
  • D parte da participação de mercado
  • E oposição entre valor e vendas

O Brand Asset Valuator, da agência de publicidade W, avalia a força de uma marca, com base em quatro dimensões da percepção do consumidor: diferenciação (o que faz a marca se destacar), relevância (o grau em que os consumidores sentem que ela atende às suas necessidades), conhecimento (quanto os consumidores sabem sobre a marca) e estima (o nível em que os consumidores admiram e respeitam a marca). Marcas com forte brand equity possuem altos índices nessas quatro dimensões.
KOTLER, Philip. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. p.265. Adaptado
A partir da informação acima, define-se brand equity como a(o)

  • A vantagem sobre os concorrentes, obtida com o fornecimento de mais valor para os clientes, através de diferentes estratégias.
  • B expansão de marcas existentes para novas categorias de produtos, com outras formas, cores, tamanhos, ingredientes ou sabores.
  • C desenvolvimento de marcas sob medida, para atender às necessidades e aos desejos de grupos de consumidores locais.
  • D efeito diferenciador que influencia na forma como o consumidor pensa, sente e age em relação a uma marca.
  • E lugar que o produto ocupa na mente dos consumidores, em comparação com os produtos das marcas concorrentes.

Qual das seguintes opções melhor descreve o papel do marketing nas economias nacionais?

  • A Restringir a competição e aumentar os preços dos produtos.
  • B Criar demanda artificial e aumentar o consumo de recursos naturais.
  • C Reduzir a qualidade dos produtos e serviços para aumentar os lucros das empresas.
  • D Promover exclusivamente a publicidade e as vendas de produtos de luxo.
  • E Facilitar trocas entre produtores e consumidores, criando valor para ambos.

Para aumentar o valor percebido pelo cliente, o agente comercial deve reduzir os custos da transação, incluindo aqueles que vão além dos fatores financeiros, como, por exemplo, o

  • A desgaste emocional até a definição do negócio.
  • B impacto da aquisição no orçamento familiar.
  • C montante em dinheiro investido ao longo do tempo.
  • D parcelamento do total investido, quando houver.
  • E preço dos produtos ofertados pelos concorrentes.

Considere o comentário a seguir.
De acordo com Francisco Saraiva Júnior, da Fundação Getúlio Vargas, muitas marcas que não tinham o costume de se manifestar sobre temas da atualidade passaram a fazer isso. “Essa situação é bem específica do momento em que vivemos, com a adesão às redes sociais”, diz o especialista. “Graças a elas, a nossa relação com as empresas mudou. Elas estão mais humanas, mais próximas de nós. Elas propõem diálogo. O consumidor agora espera que a marca expresse seus valores e posicionamentos.”
Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/empresas-que-se-posicionam-na-politica-sofrem-com-ameacas-de-boicote/

Sobre o posicionamento das marcas/empresas em relação aos assuntos relacionados à política, é correto afirmar:

I - Uma empresa faz marketing político quando transmite seu pensamento para a sociedade, com o intuito de se posicionar ou se defender.
II - Atualmente, organizações brasileiras, sejam pequenas, médias ou grandes, desenvolveram um papel político mais significativo na sociedade, com o intuito não apenas de se posicionarem, mas de se tornarem influenciadoras dos cidadãos do país.
III - A divulgação da sua visão política faz parte da comunicação organizacional de diversas empresas, podendo ser benéfica ou prejudicial à instituição no que se refere ao âmbito financeiro e à sua reputação.
IV - O posicionamento político das empresas é o reflexo do fortalecimento do sentimento de cidadania e de uma sociedade civil mais consciente dos seus deveres e direitos.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B II.
  • C III e IV.
  • D IV.
  • E I, II, III e IV.