Questões de Vanguardas Europeias (Literatura)

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Alguns movimentos artísticos são tradicionalmente agrupados no que se convencionou chamar de Vanguardas Modernas Europeias. Nesse sentido, relacione os movimentos às respectivas obras.


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Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A 2 – 3 – 1 – 4 – 5.
  • B 1 – 5 – 2 – 3 – 4.
  • C 2 – 5 – 1 – 3 – 4.
  • D 1 – 4 – 2 – 5 – 3.
  • E 4 – 2 – 1 – 3 – 5.

Avaliando o excerto do poema de Herberto Helder à luz dos fatores que Koch e Elias (2012) relacionam à coerência, é pertinente afirmar que

  • A a precariedade com a qual se articulam os enunciados construídos pela combinação de elementos retirados de outro texto é um indício de que houve falha no processo de monitoramento realizado pelo leitor interno.
  • B a seleção lexical não contribui para evidenciar qual é a focalização assumida pelo texto, uma vez que a aproximação aleatória entre campos semânticos prima mais pela confusão do que pela clareza das ideias.
  • C o reconhecimento de que a matéria do poema provém da obra de Raul Brandão é procedimento necessário para atribuição de sentido ao texto, dispensando saberes de natureza metagenérica.
  • D a opção do autor por desautomatizar o processo de leitura do texto evidencia uma atitude provocativa que estimula ainda mais uma postura ativa do leitor, potencializando a natureza interativa da produção do sentido.

O excerto acima pertence ao primeiro capítulo de Húmus, obra publicada em 1917 e considerada a produção mais relevante de Raul Brandão.


Sobre o texto e seu contexto de produção, abordados por Saraiva e Lopes (2004), considere as seguintes afirmações: 


I. A opção pelo diário, conforme evidencia a indicação da data na abertura do excerto, favorece a utilização de um tom confessional e a manifestação de um pendor memorialista, traços que permitem a vinculação dessa obra ao movimento saudosista, cuja inspiração decorre das composições de Teixeira de Pascoaes.

II. A natureza sensorial dos elementos utilizados para figurar a degradação e a banalidade do ambiente permite aproximar o procedimento à torturada estilística impressionista de Fialho de Almeida, a quem Raul Brandão reconhecerá como seu precursor.

III. Ao estabelecer uma relação de similaridade entre as estátuas disformes do jardim e os sepultados pelo desastre de Pompeia, para, em seguida, associar esse “invólucro de pedra” às “capas de vulgaridade” que aniquilam a possibilidade do sonho, o narrador antecipa a situação de abatimento existencial das personagens ligadas à vila.


Estão corretas as afirmativas

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Bosi (2006) afirma que uma leitura crítica da poesia concreta não deve se embasar em conceitos preestabelecidos. Assim, o primeiro passo seria sentir a experiência concreta, para só depois se debruçar sobre os princípios teóricos que a fundamentam. Um poema concreto seria, primeiramente, uma experiência estética que, através da inovação, buscou romper os limites entre a poesia e as demais formas de arte.
Com base nas análises do autor sobre o movimento concretista brasileiro, é correto afirmar que

  • A o marco inicial do Concretismo no Brasil é o lançamento da antologia pré-concreta Noigandres 1, em 1950, com poemas de Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, em que há poemas em verso desses autores, mas que já se mostravam diversos em relação aos poetas da geração de 45.
  • B a poesia concreta brasileira se opunha a uma vertente poética ligada ao intimismo estetizante dos anos 40 e, para isso, buscava inovação na composição do poema que se efetivava basicamente em três aspectos: semântico, morfológico e sintático; nesse último, mais marcadamente pela abolição do verso.
  • C as antologias de Noigandres números 2, 3 e 5, publicadas entre 1955 e 1958, apresentam um gradativo distanciamento entre o Concretismo e a poesia de 45, em especial pelo aprofundamento da construção teórica do movimento, visível em textos como o Plano-Piloto da Poesia Concreta, de 1958.
  • D os poetas concretos brasileiros buscaram levar ao extremo os processos criativos que marcaram o futurismo, o dadaísmo e o surrealismo, observando-se, nesse sentido, correspondência com a fase mais polêmica do Modernismo de 1922, em que as semelhanças com as vanguardas europeias foram mais marcantes.

O poema de Herberto Helder, do qual se apresenta apenas o excerto inicial, foi construído a partir de fragmentos provenientes de uma edição distinta da obra homônima de Raul Brandão (a segunda edição, não considerada como versão definitiva), resgatando tal produção após quase 50 anos de seu lançamento.
Com base no excerto, em seu diálogo com o texto-fonte e nas características da produção de Herberto Helder apontadas por Saraiva e Lopes (2004), leia as afirmações abaixo e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Ao empreender uma operação que recombina diferentes passagens do texto-fonte, Herberto Helder adota uma postura de transgressão da linearidade do discurso. Com isso, não só se alinha à experimentação que predomina na poesia portuguesa durante a década de 1960, mas também se mostra tributário do Surrealismo, uma vez que a montagem possibilita uma liberdade metafórica própria desse movimento. ( ) A rede imagética obtida pela modificação do texto-fonte altera a cena inicial, trazendo ao poema camadas de significação distintas daquelas que se manifestam na abertura da obra de Brandão. A presença, por exemplo, de metáforas associadas ao elemento aquático minimiza o abatimento associado à imagem do “invólucro de pedra”, dado pertencerem ao campo semântico da fluidez. ( ) A transmutação operada por Helder no nível do significante também se manifesta tematicamente: imagens ligadas à finitude são apresentadas juntamente com símbolos de fecundação e renascimento, sugerindo uma ideia de coincidência dos opostos própria do imaginário hermético-alquímico. A simetria entre o que está “em cima” e o que está “em baixo” reforça essa possibilidade interpretativa.
A sequência correta, de cima para baixo, é

  • A F – V – V.
  • B F – F – V.
  • C V – F – V.
  • D V – V – F.