Questões de Versificação - Rimas (Literatura)

Limpar Busca

Rima é um recurso estilístico muito utilizado nos textos poéticos, sobretudo nos textos em versos, proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade.
Sobre as rimas do soneto, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Nos quartetos, as rimas são interpoladas ou opostas.
  • B As rimas do soneto são todas alternadas.
  • C O esquema de rimas dos tercetos é: C/D/C e D/C/D.
  • D O esquema de rimas dos quartetos é: A/B/B/A e B/A/A/B.

Com base no que expõe Norma Goldstein (2006), uma análise adequada dos recursos métricos, rítmicos e rímicos observáveis nos textos 1 e 2 está presente na seguinte afirmação:

  • A Tanto no poema de Maria Teresa Horta quanto no poema de Sá de Miranda há um ritmo afim ao do metro redondilho.
  • B Tanto no poema de Maria Teresa Horta quanto no poema de Sá de Miranda utilizam-se apenas rimas consoantes.
  • C Ambos os poemas apresentam a adoção de um esquema constante no concernente à distribuição das rimas.
  • D Ambos os poemas apresentam, no que se refere à qualidade das rimas, utilização equilibrada de pobres e ricas.

                                  “Escreve! Molha a pena, o leve estilo enrista!

                                   Pinta um canto de céu, uma nuvem de gaze

                                   Solta, brilhante ao sol; e que a alma se te vaze

                                   Na cópia dessa luz que nos deslumbra a

                                   vista.”



Esses versos pertencem à 2ª estrofe de um soneto. Analisando seus aspectos formais, conclui-se que o poema:

  • A tem doze versos de dez sílabas e rimas alternadas.
  • B tem quatro versos de dez sílabas e ausência de rimas.
  • C tem quatorze versos de doze sílabas e rimas ricas.
  • D tem versos brancos e livres e quatro quartetos.
  • E não tem número fixo de estrofes nem de sílabas métricas.

Marque a alternativa com análise INCORRETA.

  • A A estrofe de Vinicius de Moraes: "De tudo, ao meu amor serei atento antes / E com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento" - exemplifica o gênero lírico.
  • B O fragmento textual: "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando: - Vais sair de novo, Samuel? Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura. - Todos os domingos tu sais cedo - observou a mulher com azedume na voz. - Temos muito trabalho no escritório - disse o marido, secamente". (...) (Leon Eliachar. Pausa) - está elaborado com elementos que caracterizam "Apólogo".
  • C O texto de Rubem Braga: "Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade. Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico". - está escrito no estilo "crônica".
  • D Nos versos de gregório de Matos: "Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado, / Da vossa alta clemência me despido; / Porque, quanto mais tenho delinquido, / Vos tenho a perdoar mais empenhado". - as rimas são opostas ou interpoladas.
Em versificação, assinale a alternativa incorreta.
  • A Consideram-se pobres as rimas de palavras da mesma classe gramatical, ou de palavras corriqueiras.
  • B Rimas preciosas são as artificiais, forjadas com palavras combinadas, tais como múmia com resume-a, réstias com veste-as, escárnio com descarne-o, etc.
  • C Rimas emparelhadas são as de dois versos seguidos. (aa, bb, cc, etc).
  • D Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido. Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.