Questões de Versificação - Ritmo e Estrofes (Literatura)

Limpar Busca

Julgue o item que se segue.


Na literatura, o verso é uma estrutura da composição poética formada por um conjunto de estrofes que compartilham relações de sentido e de métrica entre si. Em outras palavras, o verso representa um conjunto de estrofes.

  • Certo
  • Errado

A aranha passa a vida tecendo cortinados com o fio que fia de seu cuspe privado.
Jamais para velar-se: e por isso são ralos. Para enredar os outros é que usa os enredados.
(João Cabral de Melo Neto.)
Em relação à métrica dos versos anteriores observa-se que de acordo com a contagem das sílabas poéticas é possível afirmar que; marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em todos os versos, a sílaba final não é contada. ( ) Em todos os versos, a última palavra é paroxítona. ( ) O número de sílabas poéticas nem sempre está relacionado a questões de tonicidade.
A sequência está correta em

  • A V, V, F.
  • B F, F, V.
  • C F, V, F.
  • D V, V, V.

No que se refere a recursos métricos e retóricos empregados no poema de Sophia de Mello Breyner Andresen, bem como à sua relação com o contexto histórico da produção camoniana, indicado por Saraiva e Lopes (2004), leia as afirmações abaixo e marque V, para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) A escolha por compor estrofes isométricas em decassílabo heroico está associada ao petrarquismo que marcou o século XVI português, homenageando a introdução da medida nova realizada por Camões. ( ) A disposição das ideias nas estrofes assemelha-se à estruturação em tese e antítese, seguidas de conclusão e desfecho, empreendendo um exercício de engenho similar ao da poesia camoniana. ( ) O uso de figuras de linguagem como a antítese e o paradoxo em mais de uma estrofe do poema é compatível com uma feição estilística própria do Maneirismo, tendência da qual Camões é um poeta representativo.
A sequência correta, de cima para baixo, é

  • A F – F – V.
  • B F – V – V.
  • C V – V – F.
  • D V – F – V.

Com base no que expõe Norma Goldstein (2006), uma análise adequada dos recursos métricos, rítmicos e rímicos observáveis nos textos 1 e 2 está presente na seguinte afirmação:

  • A Tanto no poema de Maria Teresa Horta quanto no poema de Sá de Miranda há um ritmo afim ao do metro redondilho.
  • B Tanto no poema de Maria Teresa Horta quanto no poema de Sá de Miranda utilizam-se apenas rimas consoantes.
  • C Ambos os poemas apresentam a adoção de um esquema constante no concernente à distribuição das rimas.
  • D Ambos os poemas apresentam, no que se refere à qualidade das rimas, utilização equilibrada de pobres e ricas.
Sobre o Trovadorismo é INCORRETO afirmar que
  • A os poemas devem ser recitados sem acompanhamento musical.
  • B as cantigas são sua principal manifestação.
  • C foi a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa.
  • D uma das obras que o marcaram foi a Cantiga da Ribeirinha.
  • E normalmente os trovadores eram artistas de origem nobre.