Questões de Vícios de Linguagem (Comunicação Social)

Limpar Busca

Os manuais de redação costumam ressaltar a importância de evitar cacófatos mesmo nos veículos impressos.
Identifique a sentença a seguir que não apresenta esse problema.

  • A Jogador do Santos marca gol logo no início da partida.
  • B 2023 será o ano do boom da construção civil.
  • C Rejeição a governador chega a 52% no interior do estado.
  • D Governo confisca gado que pastava em terras produtivas.
  • E Milionária procura uma herdeira para deixar suas joias.

A ambiguidade existe quando há várias possibilidades de compreensão de uma mensagem. Quando a ambiguidade prejudica o processo de decodificação, trata-se de um problema de comunicação, o que deve ser evitado. Entretanto, a ambiguidade deve ser avaliada com cuidado. Há casos em que ela se caracteriza como um problema de comunicação, mas, em outros, pode ser um recurso persuasivo e, portanto, um aspecto positivo da mensagem. Na publicidade, por exemplo, a ambiguidade é, geralmente, bem-vinda e constitui um recurso retórico bastante utilizado.
HOFF, T.; GABRIELLI, L. Redação publicitária. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017 (adaptado).

Com relação ao tema abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso do recurso da ambiguidade na abordagem publicitária pode ser associado ao humor, à comicidade ou à sátira, de acordo com as possibilidades interpretativas proporcionadas.
II. A leitura de duplo sentido em uma mensagem publicitária vai além do texto escrito em si, residindo também na combinação de signos verbais com signos não verbais.
III. A eficácia da mensagem persuasiva é diretamente proporcional à sua acessibilidade aos diversos públicos atingidos, sem importar o fato de se constituírem ou não como targets da mensagem.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Para que a informação multimidia seja atrativa e inteligível para o público é necessário que os elementos que a compõem estejam devidamente interligados. O texto, o som, as imagens e o vídeo devem estar devidamente coordenados para que o resultado seja harmonioso. Neste sentido, segundo Ramón Salaverría, alguns critérios foram criados para facilitar a correta coordenação de elementos multimédia na composição de uma informação. Assinale a alternativa correta que apresenta todos os critérios. 
  • A Compatibilidade, complementaridade, ausência de redundância, hierarquização, ponderação e adaptação
  • B Rastreamento, hipertextualização, complementaridade, adaptação, singularidade e descentralização
  • C Ausência de redundância, multiplataforma, rastreamento, hierarquização, colaboração e complementaridade
  • D Descentralização, adaptação, compatibilidade, hipertextualidade, ponderação e colaboração

O radiojornalismo e o telejornalismo têm várias semelhanças quanto às estratégias de construção textual, marcadas pela

  • A descrição detalhada do que é visto pelos repórteres para ouvintes e telespectadores.
  • B seleção léxica precisa para evitar cacofonias, aliterações e assonâncias.
  • C construção de períodos longos, em que as vírgulas são priorizadas em relação aos pontos.
  • D prioridade de frases intercaladas e linguagem erudita em respeito ao público.
  • E adjetivação do texto informativo e uso de expressões clichê para garantir aproximação com o público.

A linguagem jornalística deve seguir alguns preceitos, como a objetividade e a simplicidade, onde o profissional deve prezar por termos aceitos no registro formal da língua, evitando vícios de linguagem e vocábulos eruditos ou obsoletos. Em relação a números de casas, deve-se evitar usar o endereço para localizar um determinado acontecimento. Poucos ouvintes ou leitores vão saber onde fica o número X em determinada rua, porém

  • A não se pode dizer o número do estabelecimento para não alarmar quem tiver parentes ou amigos residindo no local.
  • B só se deve usar números ordinais até onde houver clareza.
  • C só é possível dizer o número do estabelecimento quando se refere às delegacias ou os distritos policiais (DPs).
  • D sempre que possível, deve-se evitar referências a locais próximos, mas abordar o nome do estabelecimento.
  • E pode-se utilizar referências, tal como “o problema aconteceu na Avenida Tal, próximo à entrada para a Ilha do Fulano de Tal”.