Questões de VoIp (Redes de Computadores)

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Um sistema de PABX permite uma série de serviços e facilidades que podem melhorar a comunicação entre usuários internos e externos de uma empresa. Esse sistema de telefonia desenvolvido para que se tornasse uma central particular, responsável por conectar as ligações recebidas da rede pública (linhas telefônicas) aos usuários (ramais) internos do serviço pode operar mediante três modelos: o PABX convencional, o PABX IP e o PABX virtual. A grande vantagem do segundo modelo, baseado na tecnologia VoIP, é que:

  • A O sistema pode ser acessado de qualquer localidade através do celular.
  • B O sistema não depende de uma estrutura física local, pois opera in cloud.
  • C O hardware é instalado fisicamente dentro do ambiente de rede, com placas de ramais e de troncos.
  • D O sistema precisa de um meio físico para funcionar, a exemplo do que acontece com o sistema virtual.
  • E O sistema consegue receber linhas digitais, que oferecem uma melhor qualidade de áudio nas ligações.

A respeito de VoIP e os protocolos SIP e H.323, analise os itens a seguir:
I. VoIP é uma aplicação de áudio e vídeo interativo em tempo real; II. O protocolo SIP é um protocolo de camada de transporte que estabelece, gerencia e encerra sessões multimídia; III. O H.323 é um protocolo padrão ITU que permite a um telefone convencional da rede de telefonia pública se comunicar com um computador conectado à Internet.
Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E II, apenas.

Analise as assertivas abaixo sobre a tecnologia VoIP:

I. Utiliza redes de telefonia fixa ou móvel como meio de transmissão.
II. Permite efetuar chamadas sem o custo de uma ligação internacional.
III. Converte sinais de voz analógicos em dados digitais.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Com relação à administração de rede de dados, julgue o item a seguir.


Em ambiente com aplicações que têm requisitos de largura de banda diferentes, como tráfego de VoIP e streaming de vídeo, é irrelevante a implementação de QoS (Quality of Service) para administrar a largura de banda dos serviços. 

  • Certo
  • Errado
As primeiras transmissões de voz na sua forma digital são do século passado. Os anos de ouro desta tecnologia conhecida pelo sinal PCM (Pulse Code Modulation / Modulação por Código de Puls) foi 1960, 1970, 1980 com o uso dos multiplexadores TDM (Time Divison Multiplex / Multiplexação por Divisão de Tempo). Já há um bom tempo, as empresas se renderam ao uso da voz sobre a arquitetura TCP/IP. o nome desta tecnologia é comumente chamada de VoIP (Voice over Internet Protocol / Voz sobre o protocolo Internet). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O sinal PCM tem uma tecnologia de comunicação que trata de 8000 amostras de 16 bits cada.
( ) O protocolo SIP (Session Initiation Protocol) é utilizado em sistema VoIP.
( ) O VoIP funciona bem, pois todos os pacotes de dados são tratados com um controle de recuperação de perda / erro de comunicação (Aplicação CRC -32), o que garante robustez com baixa latência, independentemente do circuito de dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A F - V - V
  • B V - F - V
  • C F - V - F
  • D V - V - V
  • E V - V - F