Questões de Voz (Fonoaudiologia)

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A disfonia é uma alteração na voz que afeta sua qualidade, intensidade ou frequência, tornando-a rouca, fraca, tremida ou até mesmo inaudível em casos graves. A disfonia ocorre quando há algum problema nas estruturas que produzem a voz, como as cordas vocais, laringe ou o sistema respiratório, e pode ser temporária ou crônica, dependendo da causa.
Caso clínico: Após anamnese e avaliação clínica de uma professora, que trabalha 30h semanais e participa ativamente de um grupo de canto na igreja, com queixas de alterações vocais, identificou-se que não há alinhamento postural adequado entre a cabeça e o corpo; solta o ar expiratório antes de falar; fala na inspiração com incoordenação entre a respiração e a fonação. Apresenta, ainda, tensão generalizada de todo o corpo e da musculatura do aparelho fonador durante a fala, além de usar constantemente intensidade excessivamente reduzida e velocidade de fala aumentada.
Partindo dessa avaliação, qual alternativa apresenta o diagnóstico dessa paciente?

  • A Disfonia funcional por inadaptações vocais.
  • B Disfonia funcional por uso incorreto da voz.
  • C Disfonia funcional psicogênica.
  • D Disfonia orgânica associada ao pólipo vocal.
  • E Disfonia orgânica associada à fenda de prega vocal médio-anterior.

Disfonia (rouquidão) é um distúrbio de comunicação caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Esse impedimento pode estar relacionado com a altura, a intensidade e a qualidade da voz.
As disfonias funcionais podem ser classificadas em três grandes categorias: primárias (disparadas pelo uso incorreto da voz), secundárias (favorecidas por inadaptações vocais) e psicogênicas (instaladas por fatores relacionados ao simbolismo vocal).

Marque a alternativa que apresenta um tipo de Disfonia Funcional Secundária:

  • A Alteração postural das pregas vocais.
  • B Modelo vocal deficiente.
  • C Afonia de conversão.
  • D Falta de conhecimento vocal.
  • E Alterações da muda vocal.

A classe de professores é uma das mais prejudicadas, profissionalmente, quanto a alguns problemas de saúde, principalmente no que diz respeito à voz. A rotina diária de trabalho, de seis a oito horas falando sem parar, pode causar problemas que precisam ser levados em consideração, como calos nas cordas vocais, perda da intensidade da voz, rouquidão, ensurdecimento, cansaço e fadiga, etc.
Leia atentamente o caso clínico a seguir: J.T.M, 56 anos, professora há 33 anos, atualmente tem jornada de trabalho 36h semanais, para séries iniciais (1º ao 5º ano), fumante passiva, relata rouquidão, fadiga vocal, perda da eficiência vocal, diminuição da resistência vocal, pigarro e esforço ao falar.

Diante dos sintomas apresentados, marque a alternativa que melhor atenda às necessidades desta professora.

  • A Realizar treinamento vocal voltado ao adequado uso profissional da voz.
  • B Orientar sobre saúde vocal.
  • C Promover psicodinâmica vocal.
  • D Melhorar mobilidade e propriocepção dos órgãos fonoarticulatórios e das funções do sistema estomatognático.
  • E Orientar sobre posturas, gestos e expressões faciais favoráveis à comunicação.

O envelhecimento populacional é uma realidade mundial e vem ocorrendo de maneira heterogênea em diversos países. No artigo “Atenção ao idoso: percepções e práticas dos Agentes Comunitários de Saúde em uma capital do sul do Brasil” (Paiva, Hillesheim e Haas, 2018), são apontadas as demandas fonoaudiológicas mais prevalentes nessa população, quais sejam:
I. Audição.
II. Deglutição.
 III. Voz.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Alterações do sistema nervoso central e do sistema nervoso periférico podem resultar em distúrbios no controle muscular sobre o mecanismo da fonoarticulação, podendo gerar paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala, configurando o quadro denominado disartria ou  disartrofonia, além de poder afetar o comando motor para a movimentação das pregas vocais, configurando a paralisia de prega vocal. Sobre a paralisia de prega vocal, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Pode ser unilateral ou bilateral.
II. Pode agravar o quadro de disartrofonia.
III. Diminui a proteção da via aérea inferior, com aumento do risco de aspiração de alimento.

  • A Todas as assertivas estão corretas.
  • B Todas as assertivas estão incorretas.
  • C Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • D Apenas as assertivas I e III estão corretas.
  • E Apenas as assertivas II e III estão corretas.