Questões de Vygotsky (Pedagogia)

Limpar Busca

A concepção interacionista de Piaget e Vygotsky enfatiza a importância da interação social no processo de aprendizagem. No entanto, há uma diferença fundamental entre as teorias desses autores. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE expressa essa diferença:

  • A Piaget enfatiza o papel do meio social, enquanto Vygotsky destaca a importância da maturação biológica.
  • B Piaget acredita que o conhecimento é construído individualmente, enquanto Vygotsky destaca o papel da linguagem e da cultura na construção do conhecimento.
  • C Vygotsky defende a ideia de que o desenvolvimento precede a aprendizagem, enquanto Piaget acredita que a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento.
  • D Ambos os autores concordam que a zona de desenvolvimento proximal é o motor da aprendizagem.

É consenso entre os teóricos da psicologia vigotskiana que o domínio de conteúdos escolares requer a evolução gradativa de formas de raciocínio concretas e situacionais outros modos de conduta dos tipos

  • A polivalente, empreendedora e competitividade.
  • B espontaneísta, egocêntrica e operacional.
  • C intencionais, conscientes e altamente abstratas.
  • D pré-operatória, complexa e lógico-concerta.

A relação entre aprendizagem e desenvolvimento tem sido bastante estudada desde o século XIX. Dentre os autores que se ocuparam desse tema, devemos ao russo L. Vygotsky esses estudos. Qual conceito se aplica à teoria vygotskyana?

  • A Esquema, assimilação e acomodação.
  • B Impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo.
  • C Reforços e punições.
  • D Zona de desenvolvimento proximal.

Segundo Vigotski, o pensamento autístico é aquele que deve sua origem ao pensamento realista e ao seu efeito fundamental, isto é, o pensamento conceitual. A satisfação de aspirações não concretizadas em vida, no âmbito do pensamento autístico, está radicada

  • A na neurose.
  • B na linguagem.
  • C nos jogos e brincadeiras cooperativos.
  • D na imaginação.

Com relação ao desenvolvimento do psiquismo humano, os estudos de Vigotski oferecem importantes contribuições para os pesquisadores que buscam entender o processo de formação do conhecimento teórico nas crianças em idade escolar.

Uma dessas contribuições é:

  • A A ideia de desenvolvimento maturacional.
  • B A concepção de equilibração e assimilação.
  • C O conceito de maturação social.
  • D O conceito de estágios de desenvolvimento cognitivo.
  • E O conceito de situação social de desenvolvimento.