Questões de Vygotsky (Pedagogia)

Limpar Busca

A teoria de aprendizagem de Vygotsky destaca a importância da interação social no processo de desenvolvimento cognitivo. De acordo com essa teoria, assinale a alternativa que melhor representa o papel do professor.

  • A O professor deve atuar como um transmissor de conhecimento, apresentando informações de forma clara e objetiva, sem a necessidade de interagir com os alunos.
  • B O professor deve criar um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, promovendo a autonomia e o aprendizado individualizado, sem a necessidade de intervenção direta.
  • C O professor deve atuar como mediador, oferecendo suporte e desafios adequados à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) dos alunos, facilitando a construção do conhecimento em colaboração.
  • D O professor deve priorizar atividades lúdicas e interativas, desconsiderando a necessidade de ensinar conceitos e conteúdos específicos da disciplina.
  • E O professor não deve desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos e não deve proporcionar desafios para impulsionar o progresso dos estudantes, pois inabilita o protagonismo do aluno.

Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p. 28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky compreende que o homem é um ser histórico retirando-se do processo de trabalho (transformação da natureza).
  • B A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos estudos laboratoriais dos psicólogos estadunidenses.
  • C A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky parte do pressuposto de que a vida material não é um condicionante da vida social, política e espiritual do homem.
  • D A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético de Marx e Engels.
  • E A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico de Marx e Engels, com exceção das transformações qualitativas que ocorrem por meio da síntese dialética.

_________ enfatizou a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. Ele introduziu o conceito de Zona de Desenvolvimento __________, que representa a diferença entre o que uma criança pode fazer sozinha e o que pode fazer com ajuda. A interação com professores e colegas é fundamental para a aprendizagem.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 

  • A Piaget – Cognitivo
  • B Bandura – Vicariante
  • C Piaget – Sensório-Motor
  • D Vygotsky – Proximal
  • E Maslow – das Necessidades

A abordagem de Vygotsky nos informa: “numa mesma perspectiva que o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico” (Oliveira, 1995, p. 23).
Considerando a citação, analise as proposições sobre a elaboração dos pilares da abordagem teórica de Vygotsky:
I- As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. II- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. III- A relação homem/mundo é entendida como não-mediada por sistemas simbólicos.
Sobre os pilares do pensamento de Vygotsky é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I apenas.
  • E III apenas.

Vygotsky dedicou-se, principalmente, ao estudo daquilo que chamamos de funções psicológicas superiores ou processos mentais superiores. Isto é, interessou-se por compreender os mecanismos psicológicos mais sofisticados, mais complexos, que são típicos do ser humano e que envolvem o controle consciente do comportamento, a ação intencional e a liberdade do indivíduo em relação às características do momento e do espaço presentes. O desenvolvimento, na abordagem histórico-cultural, é o resultado da interação entre quatro planos genéticos (a filogênese, a ontogênese, a sociogênese e a microgênese). Sobre o plano ontogenético, assinale a alternativa CORRETA:

  • A Diz respeito àqueles que vivem em uma mesma cultura, em um mesmo momento histórico e dentro de um determinado grupo social.
  • B É decorrente de determinações biológicas advindas da pertinência à espécie humana (plano filogenético), introduz uma certa homogeneidade entre todos os sujeitos que se encontrem em uma determinada etapa de sua vida individual.
  • C É decorrente de elementos idiossincráticos que fazem com que o desenvolvimento psicológico sejam um fenômeno único, que não ocorre da mesma maneira em dois sujeitos diferentes.
  • D Relaciona-se àqueles que vivem em uma mesma cultura, em um mesmo momento histórico e carregam a chamada mesma carga genética.
  • E É decorrente de elementos idiossincráticos que fazem com que o desenvolvimento psicológico seja um fenômeno coletivo, ocorrendo da mesma maneira em dois sujeitos diferentes.