A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo; o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra vazia de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento despido de palavras permanece uma sombra. A conexão entre ambos não é, no entanto, algo de constante e já formado: emerge no decurso do desenvolvimento e modifica-se também ela própria. À expressão bíblica “No princípio era o Verbo”, Goethe faz Fausto responder: “No princípio era a ação”.
Vygotsky, L. Pensamento e Linguagem. Ed. Ridendo C. M., p. 130.
Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das ideias do sócio interacionismo de Vygotsky.
- A A linguagem é um código aleatório e, por isso, desvinculado das experiências históricas e sociais dos indivíduos.
- B Pensamento e linguagem têm origens diferentes, mas, a partir de uma certa idade, as suas curvas de desenvolvimento se cruzam e o pensamento começa a se tornar verbal.
- C As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são determinadas por fatores naturais, congênitos e hereditários.
- D A inter-relação entre o pensamento e a linguagem é induzida pelo educador, uma vez que a linguagem é o meio comunicativo que expressa o que é concebido pelo pensamento.
- E As relações entre percepção e atenção, entre atenção e memória e entre memória e pensamento são uniformes e, como tais, podem ser isoladas e desenvolvidas em cada indivíduo.