Questões de Vygotsky (Pedagogia)

Limpar Busca

A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo; o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra vazia de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento despido de palavras permanece uma sombra. A conexão entre ambos não é, no entanto, algo de constante e já formado: emerge no decurso do desenvolvimento e modifica-se também ela própria. À expressão bíblica “No princípio era o Verbo”, Goethe faz Fausto responder: “No princípio era a ação”.

Vygotsky, L. Pensamento e Linguagem. Ed. Ridendo C. M., p. 130.

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das ideias do sócio interacionismo de Vygotsky.

  • A A linguagem é um código aleatório e, por isso, desvinculado das experiências históricas e sociais dos indivíduos.
  • B Pensamento e linguagem têm origens diferentes, mas, a partir de uma certa idade, as suas curvas de desenvolvimento se cruzam e o pensamento começa a se tornar verbal.
  • C As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são determinadas por fatores naturais, congênitos e hereditários.
  • D A inter-relação entre o pensamento e a linguagem é induzida pelo educador, uma vez que a linguagem é o meio comunicativo que expressa o que é concebido pelo pensamento.
  • E As relações entre percepção e atenção, entre atenção e memória e entre memória e pensamento são uniformes e, como tais, podem ser isoladas e desenvolvidas em cada indivíduo.

O professor na função de mediador, assim como o colega mais experiente, ambos têm um papel fundamental para que os conhecimentos coletivos sejam internalizados por um aluno que os desconhece.

Essa afirmativa está de acordo com uma concepção

  • A cognitivista.
  • B socioconstrutivista.
  • C behaviorista.
  • D humanista.
  • E inatista.

A teoria de aprendizagem de Vygotsky destaca a importância da interação social no processo de desenvolvimento cognitivo. De acordo com essa teoria, assinale a alternativa que melhor representa o papel do professor.

  • A O professor deve atuar como um transmissor de conhecimento, apresentando informações de forma clara e objetiva, sem a necessidade de interagir com os alunos.
  • B O professor deve criar um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, promovendo a autonomia e o aprendizado individualizado, sem a necessidade de intervenção direta.
  • C O professor deve atuar como mediador, oferecendo suporte e desafios adequados à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) dos alunos, facilitando a construção do conhecimento em colaboração.
  • D O professor deve priorizar atividades lúdicas e interativas, desconsiderando a necessidade de ensinar conceitos e conteúdos específicos da disciplina.
  • E O professor não deve desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos e não deve proporcionar desafios para impulsionar o progresso dos estudantes, pois inabilita o protagonismo do aluno.

Marta Kohl de Oliveira ao tratar do aprendizado e desenvolvimento como um processo histórico informa que “a sociedade humana é uma totalidade em constante transformação. É um sistema dinâmico e contraditório, que precisa ser compreendido como processo em mudança, em desenvolvimento” (1995, p. 28). Sobre a relação entre os pensadores Henri Paul Hyacinthe Wallon e Lev Semenovich Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky compreende que o homem é um ser histórico retirando-se do processo de trabalho (transformação da natureza).
  • B A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos estudos laboratoriais dos psicólogos estadunidenses.
  • C A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky parte do pressuposto de que a vida material não é um condicionante da vida social, política e espiritual do homem.
  • D A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico e dialético de Marx e Engels.
  • E A elaboração teórica de Wallon e Vygotsky foi orientada pelos pressupostos do materialismo histórico de Marx e Engels, com exceção das transformações qualitativas que ocorrem por meio da síntese dialética.

A abordagem de Vygotsky nos informa: “numa mesma perspectiva que o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e ser social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico” (Oliveira, 1995, p. 23).
Considerando a citação, analise as proposições sobre a elaboração dos pilares da abordagem teórica de Vygotsky:
I- As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral. II- O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais desenvolvem-se num processo histórico. III- A relação homem/mundo é entendida como não-mediada por sistemas simbólicos.
Sobre os pilares do pensamento de Vygotsky é CORRETO o que se afirma em: 

  • A I, II e III.
  • B II apenas.
  • C I e II apenas.
  • D I apenas.
  • E III apenas.