Questões de Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural (Pedagogia)

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Segundo a Psicologia Histórico-Cultural, qual é o papel do adulto no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida?

  • A O adulto deve permitir que a criança explore o ambiente sozinha, sem interferência, para promover seu desenvolvimento natural que ocorre sem interferência ambiental dos humanos.
  • B O papel do adulto é restrito ao cuidado físico da criança, sem a necessidade de mediar seu contato com a realidade porque ela vai aprender de qualquer forma e sem intervenções planejadas.
  • C O adulto não influencia significativamente o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida porque esse desenvolvimento é espontâneo, biológico e herdado da família de origem.
  • D O adulto deve estimular a criança a aprender por meio da imitação, sem fornecer explicações, sem interações e com exposições diretas aos estímulos ambientais ou seja, sem mediação cognitiva.
  • E O adulto é responsável por introduzir a criança à realidade, mediando a relação dela com o mundo e proporcionando as condições para o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores.

Leia o Texto I.


TEXTO I


A escola, por oferecer conteúdos e desenvolver modalidades de pensamento bastante específicos, tem um papel diferente e insubstituível, na apropriação pelo sujeito da experiência culturalmente acumulada. Assim, ela desempenhará bem seu papel, na medida em que, partindo daquilo que a criança já sabe (o conhecimento que ela traz de seu cotidiano, suas ideias a respeito dos objetos, fatos e fenômenos, suas “teorias” acerca do que observa no mundo), a escola for capaz de ampliar e desafiar a construção de novos conhecimentos, isto é, de incidir na zona de desenvolvimento proximal dos educandos. Em outras palavras, a escola deve ser capaz de desenvolver nos alunos capacidades intelectuais que lhes permitam assimilar plenamente os conhecimentos acumulados. Isto quer dizer que ela não deve se restringir à transmissão de conteúdos, mas, principalmente, ensinar o aluno a pensar, ensinar formas de acesso e apropriação do conhecimento elaborado, de modo que ele possa praticá-las autonomamente ao longo de sua vida, além de sua permanência na escola. Essa é a tarefa principal da escola contemporânea frente às exigências das sociedades modernas (Rego, 2014, p. 108).


Fonte: REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Editora Vozes, 2014.



O TEXTO I trata do papel da escola na construção do conhecimento. Diante desse contexto, é CORRETO afirmar que as colocações de Rego (2014) são baseadas nos pressupostos da/das:


  • A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget.
  • B teoria sociointaracionista de Vygotsky.
  • C teoria da aprendizagem significativa deAusubel.
  • D pedagogias de Paulo Freire.
  • E teoria da experiência de John Dewey.

Na perspectiva da teoria histórico-cultural, a fim de constituir a subjetividade, especialmente nos primeiros anos de vida, a educação deve se focar

  • A no ensino do saber formalizado, por meio de aulas tradicionais ministradas pelo docente.
  • B na organização de saberes técnicos que instrumentalizem para as primeiras letras.
  • C na sistematização de leituras pré-escolares e das aulas de matemática e ciências.
  • D no uso da brincadeira para o desenvolvimento do pensamento e da fala.

A Teoria Histórico-Cultural, ao assumir uma concepção de homem pautada no movimento histórico, que abarca tanto o enfoque filogenético quanto ontogenético, afirma que é pelo processo de apropriação da cultura e de todos os elementos criados pelo homem, por meio do trabalho, que ocorre:

  • A A conformação dos corpos.
  • B A aprendizagem cartesiana.
  • C O processo de humanização.
  • D O desenvolvimento da moral e dos bons costumes.
  • E O desenvolvimento linear da dimensão cognitiva.

Sobre a relação entre aprendizado e desenvolvimento, a perspectiva histórico-cultural de Vigotski conceitua que

  • A o aprendizado precede o desenvolvimento.
  • B o desenvolvimento precede o aprendizado.
  • C o desenvolvimento e o aprendizado não se relacionam.
  • D o desenvolvimento coincide com o aprendizado.