Questões de XP (eXtreme Programming) (Engenharia de Software)

Limpar Busca

As metodologias ágeis surgiram com o intuito de oferecer com maior rapidez produtos consistentes e que agregam valor, por meio de entregas parciais em períodos curtos. Em termos de Scrum e XP, existem diversas regras e eventos que objetivam essa otimização de entregas, como:

  • A as reuniões diárias do Scrum, com duração média de uma hora, onde é analisado o avanço das tarefas na Sprint;
  • B o uso de programação em pares no XP, aliado ao rodízio de colaboradores durante o desenvolvimento;
  • C as reuniões de planejamento da Sprint, com duração máxima de quinze minutos, para definir as funcionalidades que serão desenvolvidas pela equipe na Sprint;
  • D a definição de um prazo médio de dois meses para completar cada Sprint e entregar as funcionalidades previstas;
  • E a priorização do desenvolvimento frente aos testes no XP, de forma a entregar mais rapidamente os produtos.

A fase de testes de software em processos ágeis se caracteriza pela elaboração dos testes antes da implementação do código, permitindo a execução do teste enquanto o código está sendo escrito.

A característica do XP que tem como fundamento esse conceito de teste é o:

  • A desenvolvimento de testes incrementais a partir de cenários;
  • B envolvimento dos usuários no desenvolvimento de testes e validação;
  • C desenvolvimento de test-first;
  • D uso de frameworks de testes automatizados;
  • E uso de workflows em testes.

As metodologias ágeis são abordagens de desenvolvimento de software que priorizam a entrega contínua de valor ao cliente, a colaboração entre os membros da equipe e a capacidade de resposta a mudanças nos requisitos. Elas se baseiam em princípios e valores estabelecidos no Manifesto Ágil e são amplamente adotadas na indústria de tecnologia. Considere uma metodologia que enfatiza a visualização do trabalho, a limitação do trabalho em progresso ou Work In Progress(WIP) e a melhoria contínua do processo. Ele utiliza um quadro, no qual as tarefas são representadas em cartões e movidas pelas diferentes etapas do fluxo de trabalho ("a fazer", "em progresso" e "concluído"). Essa metodologia é conhecida como?

  • A Scrum.
  • B Lean.
  • C Kanban.
  • D XP.
  • E Crystal.

Julgue o próximo item, relativo a práticas ágeis de desenvolvimento de software e a processo interativo e incremental. 


A XP (Extreme Programming) estimula o uso de cartões classe-responsabilidade-colaborador (CRC) para identificar e organizar como deve ser realizada a refatoração com vistas a melhorar o software.

  • Certo
  • Errado

Julgue o próximo item, relativo a práticas ágeis de desenvolvimento de software e a processo interativo e incremental. 


A XP recomenda a criação de protótipos operacionais, denominados soluções pontuais, que devem ser implementados e avaliados.

  • Certo
  • Errado