“A Educação Física constitui sua área de trabalho fundamentada nas concepções de corpo e movimento. Essa visão permitiu a superação de sua condição histórica limitadora que se restringia aos aspectos fisiológicos e técnicos. Hoje se consideram as dimensões culturais, sociais, políticas e afetivas que constituem o corpus cidadão. Assim, a Educação Física, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assumiu uma nova condição: a de trabalhar numa perspectiva de cultura corporal, o que amplia a contribuição da Educação Física Escolar para o exercício da cidadania”. (AHLERT, Alvori - Educação física escolar e cidadania, p. 56).
Marque a opção abaixo que não condiz com a contribuição efetiva na formação da cidadania plena através da Educação Física Escolar:
- A A partir da Educação Física escolar, desafia-se a escola a interagir mais com a sociedade através de projetos múltiplos e interdisciplinares.
- B O currículo deve ser acompanhado de ações políticas reflexivas com vistas a um processo cada vez maior de participação popular na organização e nas decisões de ordem econômica.
- C É preciso organizar um currículo considerando toda a riqueza da individualidade.
- D A Educação Física Escolar é uma área do conhecimento que, por excelência, pode lançar as bases para se colocar uma sociedade em movimento para a busca de uma cidadania plena, sustentada no fundamento da participação de todos os concernidos.
- E É preciso priorizar temas de caráter social para que os setores populares, as grandes periferias urbanas, as vilas, os bairros desenvolvam atividades de exercícios e esportes coletivos.