Questões comentadas das provas da BRB Consultoria e Concurso

Limpar Busca
“Enquanto o país assistia à tragédia no Rio Grande do Sul escalar, iniciou-se também um movimento em busca de algumas respostas.” Levando-se em consideração o contexto remissivo ao fato noticiado, pode-se afirmar que a expressão que melhor se relaciona com a expressão destacada no fragmento acima é:
  • A Intempérie.
  • B Bonança.
  • C Ventura.
  • D Idiossincrasia.
  • E Constrangimento.

A visão interdisciplinar e transversal do conhecimento busca integrar diferentes áreas do saber, promovendo uma compreensão diferenciada. Qual das seguintes afirmativas melhor descreve essa abordagem, de acordo com as teorias de Edgar Morin?

  • A O conhecimento deve ser fragmentado em disciplinas isoladas para garantir a especialização e profundidade do aprendizado.
  • B A interdisciplinaridade promove a integração de diferentes áreas do conhecimento, permitindo que os alunos compreendam os problemas de forma mais complexa e contextualizada.
  • C A transversalidade no conhecimento implica a criação de currículos rígidos, onde cada disciplina é ensinada de maneira independente e sequencial.
  • D A educação deve focar exclusivamente nas habilidades técnicas e específicas de cada disciplina, sem considerar as interrelações entre elas.
  • E A abordagem interdisciplinar sugere que o ensino deve ser centrado no professor, que transmite o conhecimento de cada disciplina de forma linear e hierárquica.

Leia as afirmações abaixo sobre palavras retiradas do texto:

I. O vocábulo “climáticas” é acentuada pela regra das palavras paroxítonas.
II. As palavras “mês” e “Só” são acentuadas segundo a mesma regra referente aos monossílabos tônicos e sua terminação.
III. “tragédia” e “país” foram acentuadas conforme a mesma regra de acentuação. 

A partir do conhecimento sobre o Novo Acordo Ortográfico, pode-se dizer que está correto o que se afirma:

  • A Somente em I.
  • B Somente em II.
  • C Somente em III.
  • D Somente em I e II.
  • E Somente em II e III.

Em relação ao texto I, pode-se dizer sobre sua tipologia que este é majoritariamente:

  • A Narrativo.
  • B Descritivo.
  • C Dissertativo.
  • D Expositivo.
  • E Injuntivo.

Pode-se dizer que predomina a seguinte função da linguagem no texto I:

  • A Emotiva.
  • B Conativa.
  • C Referencial.
  • D Fática.
  • E Estética.