Questões de Concursos Públicos

Limpar Busca

No que se refere ao “Exame Nacional de Desempenho de Estudantes” - (Enade), assinale a alternativa correta:

  • A O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos exclusivamente ingressantes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
  • B O ENADE é facultativo para os alunos selecionados e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
  • C O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
  • D A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2006 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras é formado por:

  • A Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Avaliação de cursos de graduação e Avaliação Institucional.
  • B Avaliação de cursos de graduação e pós-graduação; Plano de Desenvolvimento Institucional e Avaliação Institucional.
  • C Plano de Desenvolvimento Institucional; Projeto Pedagógico do Curso e Índice Geral de Cursos.
  • D Avaliação Institucional; Índice Geral de Cursos e Plano de Desenvolvimento Institucional.

A técnica de aprendizagem ativa denominada de sala de aula invertida possui a seguinte característica, exceto:

  • A O aluno estuda previamente e a aula torna-se o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas.
  • B Tem como inspiração os princípio da escola ativa, do método científico, de um ensino integrado e integrador de conteúdo, em que os alunos aprendem a aprender e preparam-se para resolver problemas relativos às futuras profissões
  • C O professor trabalha as dificuldades dos alunos ao invés de fazer apresentações sobre o conteúdo da disciplina
  • D Antes da aula, o professor verifica as questões mais problemáticas, que devem ser trabalhadas em sala de aula.

Conforme dispõe a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional - 9394/96, a educação superior abrangerá os seguintes cursos e programas:

  • A cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente;
  • B de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino superior e tenham sido classificados em processo seletivo;
  • C de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.
  • D de extensão, abertos a candidatos que atendam ou não aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

1. Os participantes são inicialmente apresentados a um problema específico o qual deverá ser debatido a solução em encontro posterior; 2. A prática consiste em aplicar a mecânica dos jogos para falar de diversos temas tais como: negócios, saúde, marketing, vida social, artes e muito mais, 3. tem como princípio a abertura de um canal de comunicação entre alunos e professor. Neste caso comunicação pressupõe que os alunos fazem perguntas ou dão suas opiniões durante todo o processo. As técnicas de metodologia ativa acima referem-se, respectivamente:

  • A 1. Sala de aula invertida, 2.Gameficação, 3. Exposição Dialogada
  • B 1. Problem Based Learning - PBL; 2. Gameficação, 3. Exposição Dialogada
  • C 1. Simulação, 2. Jogos de Estratégia, 3. Exposição Dialogada
  • D 1. Problem Based Learning - PBL; 2. Jogos de Estratégia, 3. Sala de aula invertida