Questões comentadas das provas da COMPERVE

Limpar Busca

Dominantemente, o texto propõe-se a

  • A refletir sobre os significados das partidas.
  • B defender uma maior aproximação entre amigos.
  • C criticar o distanciamento entre as pessoas.
  • D analisar os impactos da perda de entes queridos.

O texto faz uso de uma linguagem tendente à

  • A denotação e apenas com traços de informalidade, em dissonância com a sequência textual.
  • B conotação e apenas com traços de formalidade, em consonância com a sequência textual.
  • C formalidade, mas com traços de informalidade, em consonância com o gênero discursivo.
  • D informalidade, mas com traços de formalidade, em dissonância com o gênero discursivo.

No título do texto, a autora demonstra um determinado grau de envolvimento com aquilo que enuncia. Esse mesmo grau de envolvimento reaparece no parágrafo

  • A 5º.
  • B 2º.
  • C 1º.
  • D 4º.

Para responder à questão, considere o parágrafo transcrito abaixo.

Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.

Nesse parágrafo, percebe-se uma enunciadora

  • A insatisfeita no presente.
  • B descontente no passado.
  • C ressentida no presente.
  • D raivosa no passado.

Para responder à questão, considere o parágrafo transcrito abaixo.

Fui embora poucas vezes na vida. A mais dramática foi mesmo quando saí de casa. Não houve briga ou desentendimento. Eu apenas senti que não cabia mais numa cidade pequena. Vim de Caicó para Natal, onde ainda estou e não tenho vontade de sair. Geograficamente falando, minha maior partida. Pessoalmente, o encontro com o meu lugar no mundo.

A pontuação empregada no parágrafo contribui para imprimir-lhe um tom

  • A emotivo, atenuado pela presença de elementos coesivos explícitos entre os períodos.
  • B neutro, reforçado pela organização sintática dos períodos.
  • C neutro, atenuado pela organização sintática dos períodos.
  • D emotivo, reforçado pela ausência de elementos coesivos entre os períodos.