Questões comentadas das provas da CPCON

Limpar Busca

Abaixo estão propostas outras alternativas de reorganização do título da matéria. Analise o emprego da expressão em destaque e assinale a alternativa em que o item assume função de advérbio relativo.

  • A Estudo explica POR QUE os antidepressivos são lentos.
  • B Estudo explica O PORQUÊ de os antidepressivos serem lentos.
  • C Estudo explica a razão POR QUE os antidepressivos agem lentamente.
  • D POR QUE os antidepressivos são lentos? Eis a explicação seguir.
  • E Os antidepressivos agem lentamente POR QUÊ? Estudo explica o motivo.

As proposições abaixo estabelecem uma associação entre a classe gramatical e a função que alguns elementos linguísticos assumem no processo de coesão textual. Analise-as.
I- ELE (L.1) – pronome pessoal cujo referente é o termo “alguém”. II- ONDE (L.1) – advérbio relativo cujo referente é o constituinte “no cérebro”. III- SÓ QUE (L.3) – locução conjuntiva com valor de oposição/ressalva. IV- ISSO (L.7) – pronome relativo cujo referente é o termo “sinapses”. V- TESTE (L.6) – substantivo que rotula todo o conteúdo relativo ao experimento com os voluntários.
São CORRETAS as explicações fornecidas apenas em:

  • A II e IV.
  • B I e V.
  • C II, III e V.
  • D IV e V.
  • E I, IV e V

Avalie as afirmações a respeito do processo de construção de algumas estruturas oracionais que formam o excerto II.
I- No período: “Em 1914, quando tinha apenas 28 anos, o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo: [...]”, oração introduzida por QUANDO vem isolada por vírgulas por se tratar de uma oração adverbial temporal. II- : Em: “o zoólogo alemão Karl Von Frisch colocou sua carreira em jogo ”, questionou, de forma radical, o que a ciência sabia [...]em vez do emprego dos dois-pontos, a segunda oração poderia ter sido introduzida pelo conector “pois”, caracterizando uma oração coordenada explicativa. III- TANTAS Em: “Ele afirmou que não faria sentido existirem tantas flores, com cores tão diferentes, se [...]”, o constituinte TANTAS FLORES tem a função de complemento – objeto direto – do verbo existir. IV- Em: “Von Frisch demonstrou, em um estudo pioneiro, que as abelhas não só enxergavam cores, como aprendiam quais delas identificavam as flores com mais néctar.”, as estruturas introduzidas por NÃO SÓ....COMO são coordenadas aditivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, III e IV.
  • B II e IV.
  • C I e II.
  • D III e IV
  • E I, II e III.
No excerto III, no período que finaliza o parágrafo, o autor associa a vida da abelha a um poço mágico: “A vida da abelha é como um poço mágico: quanto mais você tira, mais ele se enche de água novamente ”. Como se denomina a segunda estrutura oracional, utilizada quanto mais você tira, mais ele se enche de água novamente para esclarecer a metáfora?
  • A Coordenada explicativa.
  • B Adverbial comparativa.
  • C Coordenada conclusiva.
  • D Adverbial de proporção.
  • E Adverbial consecutiva.

Assinale a alternativa em que a forma gramatical em destaque retoma/recupera uma informação, classificando-se, pois, como advérbio relativo.

  • A “É como a metáfora usada por Karl Von Frisch nos anos 1950, quando ele já se tornara uma sumidade na área”.
  • B “Von Frisch demonstrou, em um estudo pioneiro, que as abelhas não só enxergavam cores, como aprendiam quais delas identificavam as flores com mais néctar”.
  • C “A única garantia é que a cada nova descoberta, outro enigma se abre” [...].
  • D “metacognição: a habilidade, rara, de refletir sobre si próprio”.
  • E “As abelhas [...]. Veja o que a ciência está descobrindo sobre esses insetos”.