Questões de Concursos Públicos

Limpar Busca

(1)Encontrei um (2)amigo de longa data. Não (3)lembrava seu nome, e (4)ainda hoje não lembro – talvez fosse Marcelo.”


Analise os termos destacados do trecho do texto e assinale a alternativa CORRETA:

  • A Os termos (2) e (4) são pronome e conjunção, respectivamente.
  • B O termo (1) é um verbo no pretérito perfeito e (3) é um verbo no pretérito imperfeito.
  • C O termo (4) é uma preposição.
  • D Os termos (1) e (3) são verbos no pretérito imperfeito.
Analise as afirmativas sobre o texto:
I. Na crônica há três pequenas histórias contadas: o episódio do café, o táxi no dia de chuva e o esquecimento do nome do amigo. II. Os fatos narrados na crônica estão conectados pela ideia que o autor quer discutir: aprendizados que adquirimos com os fatos corriqueiros. III. As formas verbais “sofro, pago, estivesse sofrendo”, em primeira pessoa do singular, e o emprego do pronome “me” explicitam o enunciador do texto.
Está(ão) CORRETA(S):
  • A II, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D III, apenas.
“A moça pensou que eu tinha feito uma piadinha péssima[...]” O trecho do texto contém:
  • A Uma oração subordinada substantiva.
  • B Duas orações subordinadas adjetivas explicativas.
  • C Uma oração coordenada assindética.
  • D Uma oração coordenada sindética concessiva.
Relacione as orações com os tipos de sujeito e assinale a alternativa com a ordem CORRETA:
( ) Havia lindos quadros na parede. ( ) Assaltaram uma senhora no ponto de ônibus. ( ) As casas foram entregues aos moradores nesta manhã. ( ) Conhecemos os mais lindos lugares do nordeste brasileiro. ( ) As geadas e as secas deixaram os lavradores muito preocupados.
I. Sujeito simples. II. Sujeito composto. III. Sujeito oculto. IV. Sujeito indeterminado. V. Oração sem sujeito.
  • A IV – V – II – I – III.
  • B III – II – V – IV – I.
  • C I – IV – III – II – V.
  • D V – IV – I – III – II.
No trecho “Não! Não, Gregorio! Por que você fez isso, cara?.”, as vírgulas foram utilizadas para:
  • A Marcar a omissão de um termo.
  • B Separar um aposto.
  • C Isolar uma expressão explicativa;
  • D Separar um vocativo.