Questões comentadas das provas da IDECAN

Limpar Busca

A partir da leitura do texto, podemos afirmar que sua autora

  • A ficou mais motivada na faculdade depois que deixou o seu primeiro emprego.
  • B sempre sonhou em ser técnica em saneamento.
  • C optou pelo curso de Química Tecnológica na UNICAMP porque foi a única graduação em que conseguiu ser aprovada.
  • D se arrependeu de ter passado um ano e meio no curso de Química Tecnológica
  • E ficou sem estudar e sem trabalhar durante um certo período de tempo.

Em relação à forma como está construído o texto, podemos afirmar que seus parágrafos se organizam numa estrutura predominantemente

  • A injuntiva.
  • B narrativa.
  • C dissertativo-argumentativa.
  • D dissertativo-expositiva.
  • E descritiva.

Ainda em relação ao texto, no início do 3º parágrafo, é correto afirmar que a expressão “depois disso” se refere a

  • A escolher cursar Química Tecnológica na UNICAMP.
  • B empurrar os dias com a barriga.
  • C trancar o curso na faculdade e romper com tudo.
  • D passar um ano e meio estudando e trabalhando.
  • E pedir demissão do emprego para se dedicar à faculdade.

Conforme seu uso no texto, o verbo “calhar”, utilizado em “Das minhas opções a que mais calhava era Técnico em Saneamento”, significa

  • A discrepar, adaptar-se.
  • B entrar em uma cavidade.
  • C coincidir, ocorrer ao mesmo tempo.
  • D cair bem, encaixar-se.
  • E destoar, soar de modo agradável.

O trecho “Fui por impulso, orgulhosa por ‘não estar perdendo tempo’, direto do Ensino Médio pra faculdade, sem saber ao certo o que queria” permanece com sentido equivalente ao que lhe é dado no texto apenas em:

  • A Apesar de não saber ao certo o que queria, fui direto do Ensino Médio para a faculdade, por impulso, e orgulhosa por “não estar perdendo tempo.”
  • B Por não saber ao certo o que queria, fui, por impulso, direto do Ensino Médio para a Faculdade. Estava orgulhosa por “não estar perdendo tempo”.
  • C Por impulso, mesmo não sabendo ao certo o que queria, embora orgulhosa por “não estar perdendo tempo”, fui direto do Ensino Médio para a faculdade.
  • D Fui por impulso, pois ou estava orgulhosa por ir direto do Ensino Médio para a faculdade, sem “perder tempo”, ou não saberia ao certo o que queria.
  • E Estava orgulhosa por não saber ao certo o que queria, por isso, por impulso, fui direto do Ensino Médio para a faculdade, ciente de “não estar perdendo tempo”.