Questões comentadas das provas da IF-PR

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Nesse texto, o escritor “brinca” com o leitor e o desafia a utilizar a imaginação para interpretar e entender toda a trama. Analisando-o segundo os elementos característicos das narrativas literárias, assinale a alternativa correta.

  • A É uma história proveniente da imaginação do autor, não apresentando a qualidade mais importante: a relação com uma realidade possível.
  • B Julio Novesfora é o protagonista, enquanto a matemática exerce o papel de antagonista. A “menina de incorreta idade” é personagem irrelevante.
  • C O narrador é também personagem, participa da história; apresenta o protagonista e vai mostrando as mudanças no comportamento de Novesfora.
  • D Alguns elementos estão claramente expressos, como: linguagem elaborada e cheia de recursos, enredo, personagens, narrador

Compare as expressões I e II abaixo (também negritadas no texto) e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I) “...reduzida a paixão ao seu equivalente numérico.” II) “A paixão é o mundo a dividir por zero.”

  • A Ambas expressam a redução da paixão como forma de bom senso.
  • B São expressões que apresentam significados opostos.
  • C Ambas são formas de dizer que a paixão não existe.
  • D As expressões transmitem a mesma ideia; confirmam-se.

Mia Couto, escritor moçambicano, é um mestre das palavras. Nesse texto, ele aproxima a linguagem matemática das relações humanas e do cotidiano do personagem e, com isso:

  • A chama a atenção do leitor para o comportamento usual dos matemáticos que são frios, calculistas e nada sentimentais.
  • B não se preocupa com a lógica do texto, como por exemplo em “estava posto em equação de infinito grau”, já que não existe grau infinito.
  • C mostra que as estruturas linguísticas, as linguagens literária e matemática, utilizadas em conjunto, podem produzir sentido.
  • D constrói um texto metafórico, distanciado da linguagem denotativa, sugerindo que as pessoas não deveriam ser tão “exatas” em suas vidas.

“Em relação à possibilidade da formação de vida extraterrestre, os especialistas afirmam que é necessário realizar análises mais cuidadosas da região onde foi encontrada água subterrânea, em Marte. Inicialmente, sabe-se que há uma composição química especial para a água manter-se líquida (como a concentração de elementos como magnésio, cálcio e sódio)....”. (Adaptado da notícia Cientistas encontram lago gigantesco em Marte que poderia abrigar vida, disponível em www. revistagalileu. globo.com, em 25/07/2018.)
Com base nos dados fornecidos, a fórmula da molécula e o símbolo dos elementos citados são, respectivamente:

  • A H2 O, Mg, Ca, Na.
  • B H2 O, Mg, Ca, So.
  • C Ag, Mg, Ca, Na.
  • D H2 O2 , Ma, Ca, So.

Comparando o texto de Mia Couto, com o de Millôr Fernandes, pode-se afirmar que:

  • A os dois textos têm em comum a estratégia de dar vida aos fenômenos matemáticos como recurso de maior expressividade e beleza.
  • B os textos se aproximam pelo enfoque dos sentimentos humanos, personificando a matemática, suas operações e funções.
  • C a expressão: “Até se encontrarem no infinito”, do texto de Millôr, equivale a: “equação de infinito grau”, do texto de Mia Couto.
  • D o trabalho com a linguagem, explorando conceitos matemáticos, de maneira pouco usual, é destaque, em ambos os textos.