Questões comentadas das provas da IF Sul Rio-Grandense

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Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Yuval Noah Harari, historiador israelense, estudou 70 mil anos da história humana. Com base nesse estudo, o autor afirmou que os organismos pertencentes à espécie Homo Sapiens começaram a formar estruturas mais elaboradas, denominadas culturas. O desenvolvimento dessas culturas humanas chama-se de história. Três importantes revoluções definiram o curso da história e nos impulsionaram adiante: a Revolução Cognitiva, a Revolução Agrícola e a Revolução Científica
Acerca das ideias defendidas pelo historiador, afirma-se que

  • A o historiador Yuval Harari considera que nos 60 mil anos de história humana, que antecederam os últimos 10 mil anos, o homo sapiens provocou poucas mudanças drásticas que remodelassem completamente a ecologia de nosso planeta.
  • B a Revolução Agrícola constituiu-se a partir da crença de mitos partilhados que promoveram a formação de redes de cooperação igualitária. Esses mitos compartilhados, e ficções, permitiram a dominação da natureza e a formação de distintas civilizações e culturas.
  • C a Revolução Industrial do século XVIII define, para Yuval Harari, o que chama de Revolução Científica. A partir daí, a humanidade não apenas teve capacidade de mudar o curso da história, como também de pôr um fim à própria história.
  • D o historiador Yuval Harari considera a era na qual vivemos como a menos violenta de nossa evolução, com maior disponibilidade de alimentos, mais tecnológica e evoluída. Segundo ele, a ciência e as revoluções industriais deram aos seres humanos poderes sobre-humanos e energia sem limites.

Leia o excerto a seguir.
“Ao tratar do problema da hominização na África, o procedimento do pré-historiador é bastante diferente daquele empregado pelo paleontólogo”.
SILVÉRIO, V. R. (Coord.). Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI. Brasília, DF: UNESCO, 2013. p.95.
A Hominização é um processo evolutivo que ocorreu a partir de um primata desconhecido e impulsionou os seres humanos à transformação física, intelectual e cultural.
Considerando os debates históricos acerca da hominização apresentados pelo autor, afirma-se que

  • A a hominização é, para os pré-historiadores, o desenvolvimento progressivo do cérebro, que permite aos seres humanos conceber e criar, aplicando técnicas cada vez mais elaboradas a um conjunto de materiais como elemento distintivo de sua ação no ambiente, a ponto de romper, em seu proveito próprio, o equilíbrio biológico.
  • B os pré-historiadores consideram o uso de utensílios naturais como um critério de hominização, pois se trata de uma característica exclusiva da espécie humana, que utilizava esses utensílios como instrumentos ou armas para a defesa de predadores.
  • C os paleontólogos reconhecem que há um limiar da hominização: a capacidade cerebral de 800 cm3 . Para os pré-historiadores também existe um limiar técnico da hominização que exige respostas a dois problemas: como e quando os utensílios pré-históricos foram produzidos pelas mãos do ser humano.
  • D os utensílios pré-históricos produzidos a partir de ossos fósseis e de pedras, rudimentares e menos elaborados, podem ser identificados com toda a segurança, e permitem aos préhistoriadores africanos apontar o início do processo cerebral de hominização, há cerca de 2,5 milhões de anos.

No processo de compreensão da estrutura fundamental da matéria, as partículas e antipartículas foram sendo descobertas e classificadas considerando algumas características. Diz-se que os nomes Hádrons, Léptons, Férmions, Bósons, Mésons e Bárions possibilitam uma forma de organizar essas partículas.
A partir da classificação apresentada acima, afirma-se que 

  • A Férmions são partículas com estrutura, possuem spin fracionário e participam da interação nuclear forte.
  • B Léptons são partículas sem estrutura e não participam da interação nuclear fraca.
  • C Hádrons são partículas sem estrutura e participam da interação nuclear forte.
  • D Bósons são partículas sem estrutura, com spin inteiro e podem participar das interações nucleares forte, fraca e eletromagnética.

Os estudos históricos brasileiros são marcados pela carência de informações sobre o Reino do Meio, Zhongguo, nome da China em mandarim. O atual interesse a respeito do dragão chinês ocorre devido às possibilidades de estreitar as relações econômicas, os investimentos em educação e pesquisa, mas também ao desafio de dar uma resposta às suas políticas externas.
Sobre a história da Antiga China, afirma-se, EXCETO que

  • A os chineses do período Schang eram politeístas, realizavam sacrifícios humanos e de animais, consultavam oráculos e realizavam inscrições adivinhatórias em carapaças de tartaruga.
  • B Confúcio, filósofo chinês, refletiu acerca de uma sociedade mais harmônica e feliz. Suas ideias foram proscritas, resgatadas e manipuladas ao longo da história chinesa sendo, em grande parte, adotadas durante a dinastia Zhou.
  • C Quin Schihuang, considerado o primeiro Imperador da China, unificou o território chinês, padronizou o sistema de pesos e medidas, os diferentes tipos de escrita; também criou um conjunto rígido de leis e determinou o início da construção da Muralha da China.
  • D a dinastia Han promoveu um notável desenvolvimento econômico na China, estimulando a ampliação das rotas comerciais com o Ocidente e possibilitando a expansão territorial do império com a conquista das regiões da Coreia e do Cantão.

Os hebreus têm sua origem na Mesopotâmia e, a partir do evento do Êxodo, sob liderança de Moisés, foram libertos da escravidão no Egito. Esse povo seminômade adotou o monoteísmo, a crença num deus único e universal, designado Javé, cujo culto deu origem ao judaísmo.
A respeito do estudo e da história dos hebreus, afirma-se, EXCETO que

  • A apesar das divergências de datas entre os historiadores, a Bíblia constitui-se, juntamente com outras fontes, como referência no estudo dos hebreus. Ela possibilita reconstruir sua história e recuperar costumes de civilizações antigas, padrões de comportamento, mitos das religiões.
  • B o primeiro registro não bíblico sobre a existência dos hebreus foi encontrado no Egito e datado cerca de 3.220 a.C. Trata-se de um relato sobre a escravidão sofrida no reinado de Ramsés II, o chamado faraó do Êxodo, que ordenou a construção da cidade de Pitom-Ramsés.
  • C aos anciãos, juízes e chefes militares com autoridade religiosa, coube liderar os hebreus durante a falta de uma centralização política. Para criar um sentimento de identidade, os juízes afirmavam que os hebreus eram descendentes diretos do patriarca Abraão.
  • D o judaísmo apresenta, segundo o filósofo francês Voltaire, elementos politeístas de civilizações antigas. Influenciados por essas civilizações, os hebreus teriam adotado um nome para seu deus, a prática da circuncisão, a crença na existência de anjos e na luta entre o Bem e o Mal.