Questões comentadas das provas da Prefeitura de Fortaleza - CE

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O artigo 9º, da Resolução Nº 5, de 2009, apresenta práticas e princípios que devem caracterizar as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil. Dentre elas, temos experiências que:
I. favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical. II. possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos. III. recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço-temporais. IV. ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas.
Sobre as assertivas acima, podemos afirmar que:

  • A apenas os itens II e III estão corretos.
  • B apenas os itens III e IV estão corretos.
  • C os itens I, II, III e IV estão corretos.
  • D os itens I e IV estão corretos, apenas.

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 20/2009, a Educação Infantil, do ponto de vista legal, tem como finalidade:

  • A o desenvolvimento integral da criança de zero a seis anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.
  • B o desenvolvimento integral da criança de zero a quatro anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.
  • C o desenvolvimento integral da criança de zero a sete anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.
  • D o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Quais os princípios que devem ser respeitados nas propostas pedagógicas para a Educação Infantil, segundo a Resolução nº 5, de 2009?

  • A Éticos, políticos e estéticos.
  • B Lúdicos, corporais e intelectuais.
  • C Corporais, éticos e lúdicos.
  • D Estéticos, cognitivos e políticos.

Sobre a Resolução Nº 5, de 2009, leia os itens abaixo.
(___) Art. 3 - O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade. (___) Art. 4 - As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. (___) Art. 8 - A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Assinale a única alternativa que apresenta a sequência correta, correspondente aos itens acima. 

  • A Verdadeiro; falso; falso.
  • B Verdadeiro; verdadeiro; verdadeiro.
  • C Verdadeiro; falso; verdadeiro.
  • D Verdadeiro; verdadeiro; falso.

As práticas que estruturam o cotidiano das crianças na Educação Infantil devem ser:

  • A intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas.
  • B intencionalmente planejadas e, sempre que possível, avaliadas.
  • C com frequência, planejadas e, ocasionalmente, avaliadas.
  • D distraidamente planejadas e casualmente avaliadas.