Questões comentadas das provas da Prova FSA

Limpar Busca

No que diz respeito ao previsto expressamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, devem abrir matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.
  • B O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, pode ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
  • C Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter ampliada a duração de seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.
  • D A educação profissional e tecnológica organizada em eixos tecnológicos deve observar o princípio da integração curricular entre cursos e programas, de modo a viabilizar itinerários formativos contínuos e trajetórias progressivas de formação entre todos os níveis educacionais.

Não que se refira ao emprego aprendizagem baseado em problemas, em sua qualidade de metodologia ativa na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A A aprendizagem baseada em problemas tem por objetivo auxiliar o aluno a compreender novos conceitos pela resolução de problemas relacionados às suas futuras profissões e propõe mudanças na organização curricular.
  • B Na aprendizagem baseada em problemas, cada um dos temas de estudo é transformado em um problema a ser discutido em um grupo tutorial que funciona como apoio para os estudos.
  • C Na aprendizagem baseada em problemas, a tarefa de orientar deixa de exigir que o facilitador atualize seus conhecimentos, visto que os participantes não exigem uma supervisão rigorosa e resposta às perguntas sobre novas teorias que encontram na internet ou perguntas sobre um estudo possível que vêm a realizar .
  • D A aprendizagem baseada em problemas, de forma mais ampla, propõe uma matriz não disciplinar ou transdisciplinar, organizada por temas, competências e problemas diferentes, em níveis de complexidade crescentes, que os alunos deverão compreender e equacionar com atividades individuais e em grupo.

No que diz respeito ao papel exercido pelo professor, relacionado ao uso das metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A A aplicação das metodologias ativas dentro (e fora) da sala de aula não possui relação com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), visto que as tecnologias digitais estão desconectadas com as estratégias, representando uma simples plataforma destinada a acessar exercícios .
  • B O professor precisa teorizar e problematizar o conteúdo, lançar desafios, avaliar resultados e desempenhos (seu e dos alunos), diagnosticar dificuldades e propor caminhos.
  • C O docente deve agregar a função de ajudar os estudantes a se superarem, a se motivarem e a significarem os conteúdos.
  • D Ao trabalhar com metodologias ativas o professor deve desafiar o aluno a promover as condições de construir, refletir, compreender, transformar, sem perder de vista o respeito à autonomia e dignidade deste outro.

No que concerne às metodologias ativas na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A O uso de metodologias ativas permite que o aluno deixe de ser um agente passivo no processo de aprendizagem para ser o ativo, ou seja, ele participe efetivamente da construção do próprio conhecimento.
  • B o uso de metodologias ativas como processo de ensino e aprendizagem é um método inovador, pois se baseia em novas formas de desenvolver o processo de aprendizagem, utilizando experiências reais ou simuladas, objetivando criar condições de solucionar, em diferentes contextos, os desafios advindos das atividades essenciais da prática social.
  • C O emprego das metodologias ativas de ensino e aprendizagem rompe com o modelo tradicional de ensino e fundamenta-se em uma pedagogia problematizadora, onde o aluno é estimulado a assumir uma postura ativa em seu processo de aprendizagem, buscando a autonomia do educar e a aprendizagem significativa.
  • D o emprego das metodologias ativas de ensino e aprendizagem se apresenta como relevante na medida em que é cediço o fato de que tanto os processos de retenção como os de consolidação da informação são uniformes para cada estudante.

Não se apresentam como modalidades de metodologias ativas de ensino e aprendizagem:

  • A Gamificação e Aprendizagem baseada em projetos.
  • B Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Híbrido.
  • C Aprendizagem entre pares e Sala de aula invertida.
  • D Aprendizagem singular e Método de autotutela.