Questões comentadas das provas da UEG

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No trecho compreendido entre as linhas 53 e 56, o texto estabelece relações entre Nexus e duas outras obras do mesmo autor (Sapiens e Homo Deus), argumentando que Nexus

  • A é mais ousada que as duas outras obras, por apontar para o futuro e não para o passado.
  • B constitui-se como complementar às duas obras mencionadas, já que trata de aspectos omitidos por elas.
  • C revela-se menos atual, pois trata do papel da informação na sociedade, tema discutido desde o início do séc. XX.
  • D trata de questões que ainda não afetam a sociedade atual, razão pela qual a obra é considerada um oráculo.
  • E discute, diferentemente das outras duas obras, problemas atuais, mas sem considerar consequências futuras.

Quanto aos servidores da administração pública direta, constata-se:

  • A De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, de economia mista, exceto suas subsidiárias, direta ou indiretamente, pelo poder público.
  • B De acordo com as decisões dos tribunais superiores, as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo e os cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se a todas as atribuições.
  • C De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil, é permitida a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
  • D De acordo com as decisões dos tribunais superiores, a lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas com deficiência e definirá os critérios de sua admissão, salvo para cotas em cargos eletivos.
  • E De acordo com as decisões dos tribunais superiores, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas, sendo defeso realizar concurso por regime celetista.

No texto, ao relacionar informação e conhecimento (linhas 29-32), defende-se a ideia de que

  • A informação, sendo a base da atividade das inteligências artificiais, assemelha-se ao conhecimento e desempenha a mesma função social que ele.
  • B informação é um instrumento e não se identifica necessariamente com conhecimento, podendo inclusive ser usada para a tomada de decisões erradas.
  • C conhecimento é produzido a partir da informação obtida pelo ser humano em suas atividades científicas e pode ser identificado com a própria informação.
  • D informação é neutra em si, não podendo ser considerada boa, nem má, diferentemente de conhecimento, que apresenta conteúdo ético e pode ser avaliado como bom ou mau.
  • E conhecimento e informação são duas faces da mesma moeda, pois um não existe sem o outro, de modo que a posse de boa informação pelas pessoas já garantiria a harmonia e a paz na sociedade.

No trecho “Aqui o estilo claro e meticuloso, sua marca como divulgador científico, cede espaço a uma tentativa de se posicionar como ‘oráculo’ do futuro da humanidade”(linhas 57-59), a palavra “meticuloso” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido no contexto, por

  • A aturdido
  • B corajoso
  • C negligente
  • D audacioso
  • E escrupuloso

Nos períodos compostos, a relevância de uma ideia em relação a outra pode ser expressa por meio do tipo de oração e por meio do conector usado. Nesse sentido, observe os trechos a seguir:
(I) “E o paradoxo atual é que, apesar de termos ferramentas tecnológicas altamente avançadas para tratar informações, estamos perdendo a capacidade de debater, justamente no momento em que mais precisamos disso.” (linhas 18-19).
(II) “Uma mentira pode ser fabricada para ser convincente e apelativa, mas a verdade, sendo complexa e exigente, demanda mais esforço para ser construída e, depois, compreendida.” (linhas 34-36).
Considerando-se a oração concessiva do trecho (I) e a oração adversativa do trecho (II), verifica-se que a ideia a que o autor dá mais relevância em cada período é aquela presente na oração

  • A predicativa do trecho (I) e na oração reduzida de gerúndio do trecho (II).
  • B completiva nominal do trecho (I) e na oração explicativa do trecho (II).
  • C concessiva do trecho (I) e na oração assindética do trecho (II).
  • D principal do trecho (I) e na oração adversativa do trecho (II).
  • E principal do trecho (I) e na oração adjetiva do trecho (II).