Questões comentadas de Concursos para Administrador - Grupo I

Limpar Busca

A leitura global do texto permite concluir que

  • A A polêmica acerca dos uniformes femininos nos Jogos Olímpicos envolve questões históricas de gênero, que não se limitam ao modo como as atletas se vestem.
  • B As atletas de esportes como handebol, ginástica e atletismo são contra as regras que definem uniformes diferentes para homens e mulheres no esporte.
  • C Características ligadas ao ideal de feminilidade, como a maternidade, são usadas como critério de distinção entre atletas no meio esportivo.
  • D As coberturas das competições esportivas costumam valorizar o corpo das atletas em detrimento de suas habilidades físicas.

No que se refere à progressão temática, é CORRETO afirmar que o texto

  • A Usa um fato atual e, a partir dele, explica regras e restrições do mundo esportivo aplicadas às mulheres.
  • B Demonstra regras do mundo do esporte e, a partir delas, descreve fatos atuais da presença feminina em sociedade.
  • C Apresenta um fato atual e, a partir dele, discute questões relacionadas ao corpo feminino no esporte.
  • D Desenvolve uma tese sobre um fato atual e, a partir dela, narra situações vivenciadas por mulheres no mundo esportivo.

Considerando-se a relação do terceiro parágrafo do texto com os anteriores, é possível afirmar que ele

  • A Mantém a orientação argumentativa dos parágrafos anteriores, apresentando um fato que reforça o que já fora apresentado pela autora.
  • B Mantém a orientação argumentativa dos parágrafos anteriores, embora apresente uma situação contrária ao que já fora apresentado pela autora.
  • C Contraria a orientação argumentativa dos parágrafos anteriores, apresentando um fato oposto ao que já fora apresentado pela autora.
  • D Contraria a orientação argumentativa dos parágrafos anteriores, porém apresenta uma situação similar ao que já fora apresentado pela autora.

Sobre o uso das aspas na expressão “pedido de desculpas feminino”, no sexto parágrafo do texto, justifica-se por

  • A Delimitar uma citação em discurso direto.
  • B Conter uma expressão desconhecida do leitor até então.
  • C Demarcar a ocorrência de uma ilha textual.
  • D Fazer parte de uma citação em discurso segundo.

Considere a leitura do excerto: “Porém, no enfoque dos meios de comunicação e das campanhas publicitárias que trabalham com Jones, ressalta-se seu lado protetor e seu papel de esposa e mãe, não seu sucesso como atleta, o que dá a impressão de que suas conquistas esportivas não são suficientemente válidas, que não são boas o suficiente. Isso é danoso para as jovens atletas, pois demonstra que as ambições esportivas não o importam, porque ser mãe deveria ser a prioridade em sua vida e aquilo pelo qual você será conhecida”. Acerca da função textual dos elementos linguísticos destacados, é CORRETO afirmar que

  • A Apenas um deles tem função coesiva e atua como operador argumentativo no trecho, enquanto os outros têm função puramente gramatical e apenas conectam partes do texto.
  • B Dois deles têm função coesiva e atuam como operadores argumentativos no trecho, enquanto dois outros têm função puramente gramatical e apenas conectam partes do texto.
  • C Todos eles têm função puramente gramatical e apenas conectam partes do texto. Nenhum deles tem função coesiva.
  • D Todos eles têm função coesiva e atuam como operadores argumentativos no trecho. Nenhum deles tem função puramente gramatical.