Questões comentadas de Concursos para Agente Cultural

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É entendida como a fusão entre a arte-comunicação e a arte digital. A arte-comunicação está fundamentada em elementos ligados a diferentes formas de comunicação, mas se desenvolve com base em tecnologias pré-digitais. A arte digital, por sua vez, está ligada ao uso de tecnologias digitais na criação ou fruição de obras. Essa linguagem conjuga essas duas vertentes, graças aos avanços da tecnologia de rede de computadores. Esse processo nasce no fim da década de 1960, mas se populariza a partir de 1993, durante a abertura comercial da internet. Embora a referência mais óbvia seja a internet, não se exclui a utilização de redes locais para seu desenvolvimento. (ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2023)
A descrição indica a linguagem

  • A da hipermídia.
  • B do metaverso.
  • C da realidade aumentada.
  • D da interatividade.
  • E da web art.

A Emenda Constitucional nº 71, de 2012, institui em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação e a sociedade, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais. A definição trata

  • A da Política Nacional de Cultura Viva.
  • B do Programa Nacional de Cultura.
  • C das Metas de Identidade Nacional.
  • D da Rede Brasil Cultural.
  • E do Sistema Nacional de Cultura.

Seus princípios são os mesmos da produção econômica geral: uso crescente da máquina, submissão do ritmo humano ao ritmo da máquina, divisão do trabalho, alienação do trabalho. Sua matéria-prima, a cultura, não é mais vista como instrumento da livre expressão e do conhecimento, mas como produto permutável por dinheiro e consumível como qualquer outro produto.
(Coelho, Teixeira. Dicionário Critico de Política Cultural. Adaptado)
A descrição trata

  • A da cultura popular.
  • B da cultura erudita.
  • C do marketing cultural.
  • D da contrapartida social.
  • E da indústria cultural.

Uma pessoa comprou 3 tipos de medicamentos, A, B e C.

A tabela apresenta algumas informações sobre o número de caixas compradas de cada medicamento e o respectivo valor unitário.


Medicamento                 Nº de caixas             Valor unitário da caixa

        A                                        3                                     ?

        B                                        2                                R$ 57,60

        C                                        1                                R$ 84,00


Sabendo que o valor total dessa compra foi dividido em 3 parcelas iguais de R$ 98,00 cada uma, o valor de uma caixa do medicamento A era

  • A R$ 31,60.
  • B R$ 32,20.
  • C R$ 33,50.
  • D R$ 34,70.
  • E R$ 35,10.

Aponta para o conjunto dos instrumentos de apropriação dos bens simbólicos. Fazem dessa noção os produtos intermediários e equipamentos necessários à geração do bem simbólico final, como o celuloide para o cinema ou o mármore para a escultura, a sala de teatro onde será montada uma peça, o piano, etc. Num sentido mais amplo, constituem, do ponto de vista de um indivíduo ou comunidade, a soma de todos esses instrumentos que permitem o consumo e a produção dos bens simbólicos (bem como sua distribuição e troca) e o conjunto dos próprios bens simbólicos produzidos, como as coleções nas bibliotecas, pinacotecas, museus, galerias, cinematecas, videotecas, o assim por diante.
(Coelho, Teixeira. Dicionário Critico de Política Cultural. Adaptado)
O trecho define

  • A a Cultura de Massa.
  • B o Capital Cultural.
  • C o Mecenato.
  • D o Colecionismo.
  • E a Cultura Emergente.