Questões comentadas de Concursos para Agente Fiscal - Assistente Social

Limpar Busca

Em relação à leitura do texto, assinale a alternativa correta.

  • A As meninas entrevistadas gostariam de ser meninos para serem mais respeitadas.
  • B De forma indiscriminada, foi dada voz a milhares de meninas, em todo o Brasil, para conferir grande credibilidade à pesquisa.
  • C A pesquisa revelou que existe, no Brasil, um contexto bastante peculiar relacionado a uma chocante desigualdade de gênero.
  • D Existe uma meta mundialmente definida pela Plan: a efetivação de políticas públicas para a garantia dos direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero.
  • E Seriam mantidos os sentidos originais do título da pesquisa caso ele fosse alterado para Para ser menina no Brasil: crescendo entre direitos e violências.
No que se refere ao emprego de pronomes no texto, assinale a alternativa correta.
  • A Na linha 4, o pronome relativo “cujo” remete ao termo antecedente “Plan International Brasil” (linha 1), com o qual concorda em gênero e número.
  • B Na linha 13, a expressão “em que”, constituída pela preposição “em” seguida pelo pronome relativo “que”, remete ao antecedente “sonhos e superações” (linhas 12 e 13).
  • C Na linha 14, o termo “no qual” poderia ser substituído corretamente por em que, sem alteração de sentido e sem prejuízo gramatical para o texto.
  • D Na linha 18, o pronome “que” se refere ao substantivo “gênero”, termo que leva a forma verbal “acaba” a ser empregada no singular.
  • E Na linha 24, o pronome relativo “que” (em “que já sofreu”) remete ao termo antecedente “uma” (linha 23) (em “uma conhece”).
O trecho “A campanha mundial da Plan Por ser menina acontece em mais de 50 países [...], chamando a atenção para a necessidade de se efetivarem políticas públicas na busca de serem garantidos os direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero.” (linhas de 26 a 32) pode ser reescrito, sem que haja alteração de sentido nem infração à norma-padrão, da seguinte forma:
  • A A campanha mundial da Plan Por ser menina acontece em mais de 50 países, chamando a atenção para a necessidade de serem efetivadas políticas públicas com o propósito de se garantirem os direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero.
  • B Por ser menina, a campanha mundial da Plan acontece em mais de 50 países, chamando à atenção para a necessidade de efetivarem políticas públicas com o propósito de garantirem os direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero.
  • C A campanha mundial da Plan Por ser menina acontece em mais de 50 países, chamada a atenção para a necessidade de se efetivarem políticas públicas na busca de serem garantidos os direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero.
  • D Na busca de serem garantidos os direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero, a campanha mundial da Plan Por ser menina, acontece chamando a atenção em mais de 50 países para à necessidade de se efetivarem políticas públicas.
  • E Na busca de serem garantidos os direitos das meninas dentro da igualdade e da justiça de gênero, a campanha mundial da Plan Por ser menina, acontece para a necessidade de se efetivarem políticas públicas, chamando a atenção em mais de 50 países.
Assinale a alternativa que apresenta, após os dois-pontos, reescrita de trecho do texto que esteja gramaticalmente correta e preserve seu sentido original.
  • A Por ser menina no Brasil: crescendo entre direitos e violências (linhas 3 e 4): Por ser menina no Brasil: crescendo em direitos e violências.
  • B “Foram ouvidas 1.771 meninas de 6 a 14 anos de idade” (linha 11): Foram ouvidas 1.771 meninas com idade entre 6 e 14 anos.
  • C “Foram ouvidas 1.771 meninas de 6 a 14 anos de idade” (linha 11): Ouviu-se 1.771 meninas de 6 a 14 anos de idade.
  • D “ A título de exemplo” (linhas 19 e 20): Só pra dar um exemplo.
  • E “A pesquisa revelou também que, de cada cinco meninas, uma conhece” (linhas 22 e 23): A pesquisa revelou também de que, em um grupo de cinco meninas, uma conhece.
Considere os seguintes períodos do Texto 1: “As meninas contaram que gostam de ser meninas e sonham com um futuro no qual a educação, a saúde, o cumprimento dos direitos, a solidariedade e o respeito às diferenças possam ser realidades para todas as meninas e todos os meninos. Mas elas denunciam um contexto de gritantes desigualdades de gênero, que acaba prejudicando o pleno desenvolvimento de suas habilidades para a vida.” (linhas de 13 a 19). Assinale a alternativa que indica trecho dos períodos apresentados, que esteja gramaticalmente correta e preserve o sentido original da informação textual.
  • A As meninas contaram de que gostam de ser meninas que sonham com um futuro [...].
  • B [...] gostam de ser meninas e sonham com um futuro no qual a educação, a saúde [...] pudessem ser realidades para todas as meninas e todos os meninos [...].
  • C [...] possam ser realidades à todas as meninas e meninos [...].
  • D [...] realidades para todas as meninas e todos os meninos; no entanto elas denunciam um contexto de gritantes desigualdades de gênero [...].
  • E [...] Portanto elas denunciam um contexto de gritantes desigualdades de gênero [...].