Questões comentadas de Concursos para Agente Operacional - Motorista

Limpar Busca

Em relação à descrição da escola no texto I, a ausência de pessoas é representada pelo trecho:

  • A “construída aos poucos e terminada aos poucos”
  • B “Agora parece um cenário de filme de suspense”
  • C “janelas que batem como quem grita por atenção”
  • D “o eco dos silêncios de crianças que deveriam estar lá”

De acordo com a Lei Municipal 2186/2015 do Município de Barra do Bugres, os condutores habilitados para o transporte escolar não poderão ter cometido falta:

  • A média ou grave nos últimos 18 meses
  • B grave ou gravíssima nos últimos 12 meses
  • C grave ou gravíssima nos últimos 24 meses
  • D média, grave ou gravíssima nos últimos 12 meses

Apalavra “obliterada”, no texto I, poderia ser substituída, sem alteração de seu sentido no texto, por:

  • A evocada
  • B excluída
  • C recordada
  • D valorizada

De acordo com o texto, a personagem principal é descrita como uma pessoa:

  • A pontual e hipertensa
  • B compreensiva e educada
  • C polida com “Os que Mandam”
  • D preocupada com a idade dela

O uso de letras maiúsculas em “pel'Os que Mandam” pode ser entendido como um recurso utilizado pela autora para:

  • A sinalizar a presença de títulos acadêmicos de figuras públicas, que são a base para que sejam avaliados como competentes em suas funções
  • B diferenciar os servidores das crianças da escola e reforçar a ideia de superioridade desses funcionários em relação ao governo e suas decisões
  • C destacar que estava se referindo a nomes comuns, como autoridades que são reconhecidas pelos seus títulos e pelas ações eficazes que realizam no serviço público
  • D reforçar uma ideia de poder e criticar ações de autoridades do serviço público, uma vez que não cuidam como deveriam dos funcionários e dos patrimônios públicos