Questões comentadas de Concursos para Almoxarife

Limpar Busca

Com base no texto, depreende-se que a vida de Malala é marcada por várias lutas e conquistas. Assinale a alternativa que NÃO se alinha a esta afirmação:

  • A Criadora do blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”.
  • B Sobrevivente do atentado contra a sua vida, promovido pelo Talibã, em outubro de 2012.
  • C Ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, tornando-se a pessoa mais jovem a ser agraciada com a premiação.
  • D Fundadora de diversos jornais e TVs, na cidade de Mingora.

O propósito comunicativo de um texto diz respeito à finalidade ou intuito da comunicação. A análise dos elementos característicos do texto “Malala: símbolo mundial da luta pela educação”, evidencia que sua finalidade é:

  • A Investigar o atentado promovido pelo Talibã, cuja vítima foi a ativista Malala.
  • B Promover os livros escritos pela ativista Malala.
  • C Narrar as dificuldades enfrentadas por Malala em sua luta pelos direitos das mulheres à educação.
  • D Divulgar o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, criado por Malala.

A história religiosa do município de Guaraciaba do Norte-CE expressa a formação do lugar e a ligação dos seus moradores com a história local. Nesse sentido, a década de 1760 foi bastante emblemática. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que descreve CORRETAMENTE o que ocorreu naquela década.

  • A Construção da Igreja denominada Vila Nova Del Rei.
  • B Construção da estrada asfaltada para a procissão em comemoração aos festejos religiosos.
  • C Construção da capela de Nossa Senhora dos Prazeres.
  • D Construção da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da cidade.

Observe os trechos destacados do texto e assinale a única alternativa INCORRETA em relação ao emprego de recursos que promovem a coesão referencial:

  • A “... fez com que Malala criasse o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa”, no qual publicava textos...” (3º parágrafo) - A expressão “no qual” retoma, no texto, o vocábulo “blog”.
  • B “... quando ela estava em um ônibus que a levava para casa...” (5º parágrafo) - O pronome relativo “que” refere-se ao vocábulo “ônibus”.
  • C “... livros voltados para crianças e adultos que foram publicados por ela...” (7º parágrafo) - O pronome relativo “que” retoma, no texto, o vocábulo “crianças”.
  • D “... O sustento de sua família, ...” (2º parágrafo) - O pronome possessivo “sua” refere-se ao vocábulo “Malala”.

O valor semântico se refere ao significado atribuído às palavras com base no contexto em que são utilizadas. Assim sendo, no trecho: “... no qual publicava textos sobre seu amor pelos estudos e as dificuldades de ser uma menina e estudante no Paquistão...” (3º parágrafo), a preposição grifada estabelece sentido de:

  • A Conformidade.
  • B Companhia.
  • C Finalidade.
  • D Assunto.