Questões comentadas de Concursos para Analista - Administração de Sistemas

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Ortega y Gasset dizia que a comédia era um gênero que confirmava o poder do que já está estabelecido: o indivíduo que se encontra fora das estruturas torna-se ridículo, cômico. (3ºparágrafo)

No trecho acima, o sinal de dois-pontos pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por:

  • A conquanto, precedido de vírgula.
  • B mas, precedido de vírgula.
  • C cujo.
  • D à medida que.
  • E pois, precedido de vírgula.

Vide a seguinte norma, extraída do Decreto-lei nº200/1967, que ainda hoje baliza vários dos institutos da Administração Pública brasileira:
“Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas § 1º A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicasserá posta em prática em três planos principais: a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução; b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio; c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões”.
Preenchem correta e respectivamente as lacunas I e II do texto acima:

  • A descentralizada e descentralização
  • B desconcentrada e desconcentração
  • C terceirizada e terceirização
  • D privatizada e privatização
  • E securitizada e securitização

entre os muros que os separam da realidade (5º parágrafo)

como a esconde, encobre, transforma-a em fantasma (8º parágrafo)

Os pronomes sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:

  • A muros − casa da família rica
  • B desempregados − modernidade
  • C ricos frívolos − desigualdade econômica
  • D ricos frívolos − casa da família rica
  • E desempregados − desigualdade econômica

Depreende-se do texto que o cineasta Bong Joon-ho

  • A opta por uma linguagem artística convencional, que apresenta metáforas de fácil compreensão, e deixa de tratar de contradições.
  • B defende a ideia de que o discurso artístico pode ser usado para expressar indignação a respeito da desigualdade que permeia o sistema capitalista.
  • C parte do pressuposto de que na linguagem cinematográfica as metáforas devem ser rapidamente assimiladas pela audiência.
  • D revela as contradições do projeto de renovação modernista, propondo, em seu lugar, um discurso arrojado que caracteriza sua arte como “de ruptura”.
  • E contempla as contradições e os mistérios da natureza humana a partir de um discurso facilmente assimilável pela audiência.

O autor do texto retoma a ideia de que o filme apresentado constitui uma parábola no seguinte trecho:

  • A A casa onde vivem os ricos [...] é mal-assombrada, a julgar pelas visões do filho menor (7ºparágrafo)
  • B Rimos do que já entendemos (4º parágrafo)
  • C Com a ponderação típica de um conto moral, ele nos exorta a salvar o que ainda não desmoronou (10º parágrafo)
  • D É fato que o estado político, social e econômico do mundo desautorizou as ambições da modernidade (8º parágrafo)
  • E Em “Parasita” não há desejo de ruptura nem revolução (10º parágrafo)