Questões comentadas de Concursos para Analista CVM - Perfil 5 - Gestão - Tarde

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Para ajudar seus contratantes, uma modelo negra começou a fornecer casting para ajudar as empresas que a contratavam. Ela criou uma agência, por acaso, a partir de sua habilidade de networking com produtores de eventos e campanhas que apontavam as dificuldades de promover diversidade nas campanhas. Também por acaso e aos poucos, a sua agência passou a fazer um trabalho mais completo de organizar as campanhas de marcas que se interessam por profissionais agenciados específicos.

Em termos de formulação estratégica, a experiência dessa empreendedora baseou-se no conceito de estratégia:

  • A emergente;
  • B intencional;
  • C planejada;
  • D sigilosa;
  • E sobrevivente.

Determinada autarquia realizou um conjunto de audiências públicas visando a consultar os operadores do mercado quanto às mudanças na regulamentação do setor. No processo de análise estratégica dessa indústria, a autarquia considerou necessário não só estimular a eficiência, mas principalmente garantir a integridade e disciplinar a atuação dos atuais operadores em uma indústria altamente disputada e com concentração de fatias de mercado elevadas nas mãos alguns poucos.

Ao considerar o conceito de forças competitivas estratégicas, as medidas da autarquia visavam a lidar com a seguinte força:

  • A compradores;
  • B fornecedores;
  • C novos entrantes;
  • D rivalidade entre os concorrentes;
  • E substitutos.

Em seu processo de elaboração do mapa estratégico, uma autarquia definiu como objetivos, em termos de impactos para a sociedade, resultados para o mercado, objetivos de processos finalísticos e objetivos de ativos organizacionais. Os objetivos relacionados aos ativos organizacionais estariam ligados às equipes internas de gestão financeira, de pessoas, de TI e patrimonial-logística.

Dentre os objetivos relacionados aos ativos organizacionais, é um objetivo estratégico da área de gestão de pessoas:

  • A garantir autonomia orçamentária e administrativa;
  • B estimular inovações financeiras e tecnológicas e a competição no mercado;
  • C desenvolver estrutura física, tecnológica e integração de sistemas em nível de excelência;
  • D ampliar a eficácia da atuação junto ao mercado;
  • E ampliar a capacidade de liderança das chefias e o engajamento dos servidores.

Uma autarquia tem entre seus públicos-alvo os operadores do mercado financeiro; entretanto, entende que a gestão estratégica de pessoas deve atuar integrada ao planejamento organizacional e participar da elaboração e acompanhamento dos principais indicadores de desempenho do Balanced Scorecard (BSC). Assim, a área de gestão de pessoas terá de monitorar um conjunto finito de indicadores que contribuem para o desempenho geral.


É indicador estratégico de desempenho da área de recursos humanos da autarquia o(a):

  • A comparativo de evasão e de remuneração de servidores a outras organizações da administração pública;
  • B nível de satisfação com a estrutura física e de informática;
  • C percentual de participação dos operadores nos serviços prestados;
  • D quantidade de reclamações sobre acesso à informação;
  • E volume de execução do orçamento discricionário.

Em diferentes organizações públicas, busca-se acompanhar a evolução do modelo de gestão de pessoas, de forma a desenvolver nos gestores a capacidade de análise das organizações e suas relações de interação com a sociedade. Uma gestão burocrática de pessoas caracteriza-se por:

  • A apreender as dinâmicas de influência e controle do trabalho e da produtividade exercidas por grupos informais em contraste aos objetivos formais da organização;
  • B constituir um corpo de servidores profissionais dissociados e neutros em relação à política, protegidos por estabilidade no exercício de atribuições legalmente fixadas;
  • C estabelecer vínculos interpessoais e afetivos de cooperação, comprometimento e valorização de afinidade entre pessoas visando à melhoria do desempenho;
  • D organizar a divisão do trabalho em departamentos e cargos especializados, tendo as pessoas como apêndice de processos e motivadas por recompensas econômicas;
  • E reconhecer a motivação dos servidores, a liderança e a tomada de decisão como atreladas a necessidades, satisfação, expectativas e senso de equidade.