Questões comentadas de Concursos para Analista Judiciário - Arquivologia

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Considerando a relação estabelecida entre as orações do período: “Muito se tem falado e escrito sobre inclusão, que tem como princípio a inserção de pessoas com deficiência no âmbito social.” (1º§), pode-se identificar estrutura equivalente em:

  • A Ele disse que estaria aqui, possivelmente, antes das quinze horas.
  • B A entrevista, que possibilitou o ingresso na empresa, foi extremamente difícil.
  • C Em situações de crises que ultrapassam as previsões deve-se buscar o equilíbrio.
  • D As pessoas que são sedentárias desenvolvem problemas de saúde com maior probabilidade.

Com base nas informações e ideias apresentadas no texto, pode-se afirmar que

  • A privilégios destinados a pequenos grupos são retratados e caracterizados como eventos excludentes.
  • B diante de demandas sociais, percebe-se concretização de práticas que permitem mudanças estruturais.
  • C subterfúgios são utilizados para justificar o processo histórico de exclusão na sociedade contemporânea.
  • D em função de necessidades diferentes de indivíduo para indivíduo, possibilitaram-se mudanças satisfatórias em todos os aspectos da sociedade.
“De acordo com a Constituição Federal de 1988, no Art. 205, ‘a Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho’.” (1º§) Considerando o trecho destacado, analise as afirmativas a seguir.

I. A expressão “De acordo com” pode ser reconhecida como conector promovendo o encadeamento das ideias.
II. O período é introduzido por meio de expressão que indica conformidade, podendo ser substituída por “Assim”, mantendo o significado do trecho original.
III. A gramática normativa permite a substituição das aspas pelo travessão no caso do trecho destacado mantendo-se a finalidade original do uso da pontuação empregada.
IV. O uso de aspas no primeiro parágrafo indica o emprego de uma citação que tem como propósito comunicativo contribuir para a sustentação das informações e ideias apresentadas.

Está correto o que se afirma em
  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV, apenas.
  • C I, II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
“No período anterior ao século XX, que pode ser chamado de ‘fase da exclusão’, a maioria das pessoas com deficiência era considerada indigna de educação escolar. Foi com as grandes descobertas na área da Medicina, Biologia e Saúde que se começou a estudar os deficientes com a finalidade de dar respostas para os seus problemas; assim as pessoas com deficiência passaram a ser recebidas em instituições filantrópicas de cunho religioso ou asilos, que foram a última morada para muitos.” (4º§) A respeito do trecho destacado, assinale a afirmativa INADEQUADA.
  • A Há uma referência temporal referente a práticas contrárias ao tema “inclusão”. 
  • B A concretização de direitos de forma igualitária é uma prática necessária e contemplada em diferentes momentos da história.
  • C É possível identificar a atuação da ciência como protagonista para o progresso das questões relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência.
  • D Ainda que não houvesse proteção de direito fundamental no passado às pessoas com deficiência, pode-se constatar que tal situação não permaneceu estanque.

A partir das informações apresentadas relacionadas à inclusão na sociedade pode-se inferir que

  • A a inclusão, tratada no texto, relaciona-se diretamente aos aspectos legais que envolvem direitos e deveres de cada indivíduo.
  • B ao afirmar que “muito se tem falado e escrito sobre inclusão”, há uma valorização do discurso em detrimento das ações acerca do tema abordado.
  • C segregação e preconceito são conceitos que designam eventos equivalentes abolidos diante da redefinição de ações na sociedade contemporânea.
  • D a visão anterior que a sociedade demonstrava acerca das pessoas com deficiência contribui para que ações sejam consideradas necessárias atualmente, resgatando ideais esquecidos.