Questões comentadas de Concursos para Analista Judiciário - Qualquer Área de Formação

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No poema Outono, o eu lírico

  • A deplora a chegada do outono em Porto Alegre, revelando intenções suicidas.
  • B afirma que o outono é um convite a incursões nos morros que circundam Porto Alegre.
  • C descreve não somente as próprias emoções, como também as de outras pessoas.
  • D deleita-se com a chegada do outono em Porto Alegre, identificando suas emoções com aquelas vivenciadas por pessoas que vivem sob outros céus.
  • E considera que a queda das folhas amarelas sobre os tanques azuis representa um alento para pessoas tristes.

Ao assistente do Ministério Público, não é cabível

  • A participar dos debates orais.
  • B propor meios de prova.
  • C aditar o libelo.
  • D aditar a denúncia.
  • E arrazoar os recursos interpostos pelo promotor de justiça.

O termo “transluz”, no verso “Agora, tudo transluz... tanto mais perto”, no poema Outono,

  • A pertence à mesma classe gramatical do vocábulo luz.
  • B consiste em uma forma flexionada do verbo transluzir.
  • C concorda com o termo “Agora”.
  • D poderia ser substituído por translúcido, sem alteração dos sentidos do texto.
  • E descreve um evento passado.

Infere-se do texto CG1A1-I que o uso de máscaras faciais é

  • A considerado ineficaz por infectologistas para prevenir o contágio pelo coronavírus em crianças, independentemente da idade.
  • B recomendado por infectologistas para crianças com distúrbios neurológicos, desde que elas sejam supervisionadas pelos pais.
  • C desaconselhado por infectologistas para crianças com distúrbios neurológicos, independentemente da idade, devido ao risco de asfixia.
  • D indicado por infectologistas para proteger crianças asmáticas, com dificuldade de respiração, por impedir o contágio pelo coronavírus.
  • E aconselhado por infectologistas para crianças menores de dois anos de idade, desde que não tenham doenças pulmonares.

Do trecho “e, quando esta se traduz pela abolição geral das grandes instituições docentes, isto é, pela hostilidade radical à inteligência do país nos focos mais altos de sua cultura, a estúpida selvageria dessa fórmula administrativa impressiona-me como o bramir de um oceano de barbaria ameaçando as fronteiras de nossa nacionalidade”, do texto CG1A1-II, infere-se que

  • A os bárbaros atravessam os oceanos para bramir suas ameaças às fronteiras da nacionalidade.
  • B a selvageria da fórmula administrativa que hostiliza as instituições docentes é uma barbaridade que ameaça as fronteiras da nacionalidade.
  • C o bramir do oceano ameaça as fronteiras nacionais tanto quanto a selvageria estúpida das fórmulas administrativas que hostilizam a cultura nacional.
  • D as instituições docentes são ameaçadas quando a selvageria da fórmula administrativa hostiliza as fronteiras da nacionalidade, admitindo a invasão estrangeira.
  • E a hostilidade da fórmula administrativa aos focos mais elevados da cultura nacional é uma selvageria que ameaça a inteligência dos docentes do país, tal como a ameaça às fronteiras da nacionalidade.