Questões comentadas de Concursos para Analista Ministerial - Arquitetura

Limpar Busca

Considerando o propósito comunicativo, o fator de textualidade que se destaca no penúltimo parágrafo é a

  • A coesão.
  • B intencionalidade.
  • C coerência.
  • D intertextualidade.

Em relação à organização textual e ao tema abordado, o segundo parágrafo apresenta característica

  • A dialogal, por meio de interlocução dinâmica, acerca de mudanças de estado formal e de conteúdo ocorridas com uma terminologia usada para se referir a um público específico.
  • B descritiva, a partir de uma percepção subjetiva, de acontecimentos relacionados ao emprego de termos técnicos para se referir a um determinado grupo de pessoas.
  • C argumentativa, por meio da apresentação de motivos e evidências, para convencimento do uso de determinada terminologia para fazer referência a um grupo social.
  • D injuntiva, por intermédio de orientações e instruções, sobre o uso de uma terminologia específica para fazer referência a um determinado grupo de pessoas.

O Estatuto da Cidade, em seu Art. 4º, define uma série de instrumentos da política urbana e especifica, no item III, aqueles concernentes ao planejamento municipal. Nesse conjunto, o Plano Diretor é, sem dúvida alguma, o mais conhecido. Porém, os demais são fundamentais para que haja uma gestão urbana eficiente e democrática, sendo eles os seguintes:

  • A imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU; contribuição de melhoria; incentivos e benefícios fiscais e financeiros; tombamento de imóveis ou de mobiliário urbano; servidão administrativa; desapropriação; e concessão de direito real de uso.
  • B disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo; zoneamento ambiental; plano plurianual; diretrizes orçamentárias e orçamento anual; gestão orçamentária participativa; planos, programas e projetos setoriais; e planos de desenvolvimento econômico e social.
  • C parcelamento, edificação ou utilização compulsórios; usucapião especial de imóvel urbano; outorga onerosa do direito de construir e de alteração de uso; transferência do direito de construir; regularização fundiária; referendo popular e plebiscito; e legitimação de posse.
  • D estudo prévio de impacto ambiental (EIA); estudo prévio de impacto de vizinhança (EIV); direito de preempção; limitações administrativas; instituição de unidades de conservação; instituição de zonas especiais de interesse social; e disciplina do parcelamento, do uso e da ocupação do solo.

A relação semântica estabelecida entre as duas orações justapostas no último período sintático do terceiro parágrafo é de

  • A alternância.
  • B concessão.
  • C conformidade.
  • D explicação.

A expressão “educação inclusiva”, mencionada no primeiro parágrafo, é retomada, em outros trechos do texto, predominantemente por meio de

  • A elipse.
  • B repetição lexical.
  • C contiguidade semântica.
  • D pronominalização catafórica.