Questões comentadas de Concursos para Analista Ministerial - Psicologia

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.

A definição mais tradicional de enfrentamento a situações de estresse (coping), utilizada amplamente, é a de Lazarus & Folkman, do livro Stress, appraisal and coping, de 1984, que o define como um conjunto de esforços, cognitivos e comportamentais, utilizado pelos indivíduos com o objetivo de lidar com demandas específicas, internas ou externas, que surgem em situações indutoras de estresse e são avaliadas como sobrecarregando ou excedendo seus recursos pessoais.

A partir das informações do texto, a teoria descrita pertence à qual tipo?

  • A Ao tipo interacional, e dependente de características pessoais, ambientais e sociais.
  • B Ao tipo construtivista, e se forma a partir do acúmulo de experiências do sujeito.
  • C Ao tipo pós-modernista, pois se baseia na fluidez contemporânea dos fatos traumáticos.
  • D Ao tipo racionalista, apresentando as interações observáveis entre evento estressor e sujeito.

Considerando o propósito comunicativo, o fator de textualidade que se destaca no penúltimo parágrafo é a

  • A coesão.
  • B intencionalidade.
  • C coerência.
  • D intertextualidade.

Na expressão “essa primeira Semente da Inclusão”, identifica-se o seguinte mecanismo de construção de sentido:

  • A pressuposto.
  • B ironia.
  • C citação.
  • D comparação.

Em relação à organização textual e ao tema abordado, o segundo parágrafo apresenta característica

  • A dialogal, por meio de interlocução dinâmica, acerca de mudanças de estado formal e de conteúdo ocorridas com uma terminologia usada para se referir a um público específico.
  • B descritiva, a partir de uma percepção subjetiva, de acontecimentos relacionados ao emprego de termos técnicos para se referir a um determinado grupo de pessoas.
  • C argumentativa, por meio da apresentação de motivos e evidências, para convencimento do uso de determinada terminologia para fazer referência a um grupo social.
  • D injuntiva, por intermédio de orientações e instruções, sobre o uso de uma terminologia específica para fazer referência a um determinado grupo de pessoas.

A expressão “educação inclusiva”, mencionada no primeiro parágrafo, é retomada, em outros trechos do texto, predominantemente por meio de

  • A elipse.
  • B repetição lexical.
  • C contiguidade semântica.
  • D pronominalização catafórica.