Questões comentadas de Concursos para Analista - Pedagogia

Limpar Busca

Na expressão “essa primeira Semente da Inclusão”, identifica-se o seguinte mecanismo de construção de sentido:

  • A pressuposto.
  • B ironia.
  • C citação.
  • D comparação.

No Brasil, a educação escolar é ofertada em níveis e, também, em modalidades de ensino. Estas últimas compreendem os modos pelos quais a educação escolar pode ser oferecida aos educandos. Entre as modalidades de ensino descritas pela LDB nº 9.394/1996 estão

  • A o Ensino a Distância, a Educação Ecológica, a Educação Infantil e, também, a Educação de Jovens e Adultos.
  • B a Educação de Jovens e Adultos, a Educação Especial e, também, a Educação Profissional e Tecnológica.
  • C o Ensino Híbrido, a Formação Profissional, a Educação Especial e a Educação para a Cidadania.
  • D a Educação Inclusiva, a Educação Técnica de Nível Médio e, também, a Educação Infantil.

A relação semântica estabelecida entre as duas orações justapostas no último período sintático do terceiro parágrafo é de

  • A alternância.
  • B concessão.
  • C conformidade.
  • D explicação.

Considerando o propósito comunicativo, o fator de textualidade que se destaca no penúltimo parágrafo é a

  • A coesão.
  • B intencionalidade.
  • C coerência.
  • D intertextualidade.

A expressão “educação inclusiva”, mencionada no primeiro parágrafo, é retomada, em outros trechos do texto, predominantemente por meio de

  • A elipse.
  • B repetição lexical.
  • C contiguidade semântica.
  • D pronominalização catafórica.