Questões comentadas de Concursos para Analista Programador Júnior

Limpar Busca

“O avanço do estudante em suas descobertas é avaliado em tempo real, À MEDIDA QUE interage com os demais alunos...”
A locução conjuntiva destacada apresenta, nesse contexto, valor semântico de:

  • A adição
  • B proporção
  • C explicação
  • D concessão

A sala de aula do futuro, segundo especialistas em inteligência artificial, será um:

  • A local onde as dificuldades são sanadas a partir de intervenções oportunas que auxiliam os estudantes a superarem barreiras
  • B espaço sem fronteiras que, entretanto, criará alguns entraves na socialização de estudantes mais introspectivos do grupo
  • C lugar democrático, o qual reúne estudantes com distintas formações a compartilharem conhecimento, a fim de desafiar o docente em suas práticas
  • D ambiente acadêmico construído para troca de conhecimento entre estudantes dependentes, mas empenhados em aprender diariamente com o professor

“... os desafios da APRENDIZAGEM...”
O vocábulo destacado sofreu um processo de formação de palavra denominado:

  • A sufixação
  • B conversão
  • C aglutinação
  • D justaposição

“O professor acompanha DE PERTO a evolução...”
A expressão destacada apresenta igual classificação morfológica daquela destacada em:

  • A A percepção DO PROBLEMA ocorreu nos primeiros dias
  • B Pertencem À ESCOLA as mesas novas daquela sala de aula
  • C Os termos do contrato não estavam CLAROS para ambas as partes
  • D As coordenações resolveram o impasse APRESSADAMENTE

O texto I apresenta um ponto de vista seguido de argumentos que defendem a visão apresentada. Sobre os argumentos, afirma-se que:

  • A comprovam a tese, já que são incontestáveis, ainda que, por vezes, baseados em não verdades, as quais comprometem os conteúdos discutidos na defesa de opinião
  • B validam a tese, mas transmitem muitas dúvidas ao leitor, quando lançam perguntas de diferentes naturezas, fato que ocorre no final do segundo parágrafo do texto
  • C defendem a tese, tal como ocorre, no terceiro parágrafo, em forma de argumento de autoridade, construído a partir da declaração de um professor da USP, considerado referência no tema
  • D permitem o entendimento da tese, posto que são visões pertencentes ao senso comum e, portanto, de acesso muito facilitado aos públicos impactados por esse traço da realidade contemporânea