A figura retrata o trevo da sorte do marketing esportivo, que faz analogia ao efeito único que a gestão integrada desses ativos pode causar no destino das entidades esportivas. Quando uma única folha é omitida, perde-se não apenas uma parte importante do trevo, mas também o coloca em lugar comum, fazendo-o perder sua magia, ou melhor, sua vantagem competitiva. (SIQUEIRA, Marco Antônio Carvalho Alves D. Marketing Esportivo. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Saraiva, 2014, pág 8. Adaptado.)
Sobre os ativos retratados no trevo da sorte, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A A exploração de arenas esportivas refere-se, exclusivamente, à venda de ingressos para eventos esportivos realizados nas arenas.
- B Os patrocínios incluem, além das ações do patrocínio propriamente dito, outras ferramentas de comunicação, como propaganda; merchandising; e, promoção em eventos esportivos.
- C Compõe os direitos de mídia a concessão de licença para a retransmissão de eventos esportivos nos diversos meios de comunicação, principalmente na TV. Neste grupo também estão incluídas as receitas, como assinaturas, ou mesmo publicidade, a partir de veículos próprios das entidades esportivas.
- D Licenciamento e varejo envolvem, principalmente, a cessão de direitos para o uso de marcas de equipes e eventos esportivos, assim como a comercialização desses produtos, por meio de canais de venda próprios, ou mesmo a cessão de uso da marca para serviços, incluindo franquias, como clínicas e bares temáticos.